Como Ler Um Balanço Patrimonial Para Passivos Totais E Patrimônio

Autor: | Ultima Atualização:

Adicionar passivos é parte da criação de um balanço.

Juntamente com as demonstrações de receita e fluxo de caixa da empresa, o balanço é um dos documentos financeiros básicos. A demonstração de resultados informa o quanto a empresa fez em um determinado período. A demonstração do fluxo de caixa mostra se ela tem dinheiro para pagar suas contas. O balanço mostra quanto do valor da empresa é devorado por dívidas e quanto realmente pertence aos acionistas.

Balanço

Quando você olha para um balanço, você está olhando para uma equação. De um lado, você tem ativos totais da empresa: dinheiro na conta bancária, estoque nas prateleiras das lojas, veículos da empresa, computadores e fábricas, além de ativos não físicos, como patentes e marcas registradas. Do outro lado da equação você tem o passivo total e o patrimônio líquido da empresa - o valor da participação total dos acionistas na empresa.

Passivo

Passivo - débitos que a empresa deve - caem em dois categorias: circulante e não circulante. Os passivos correntes incluem contas que a empresa ainda não pagou e dívidas de curto prazo - empréstimos vencendo no ano seguinte. A dívida de curto prazo é um item importante: é uma péssima notícia se a empresa não tiver o dinheiro disponível para pagar tudo. Ao ler o balanço, compare o passivo circulante com o ativo circulante, que representa caixa e ativos que podem ser vendidos rapidamente. Idealmente, o ativo circulante é o dobro do passivo circulante.

Patrimônio líquido

Patrimônio líquido - patrimônio líquido, patrimônio líquido ou capital - é o que resta depois que você subtrai o total do passivo do total de ativos. O rácio da dívida em relação ao capital próprio pode dizer se uma empresa é financeiramente sólida ou perigosamente sobre-alavancada através de empréstimos em excesso. A seção de lucros acumulados mostra o total do lucro acumulado da empresa desde o lançamento, menos os dividendos pagos aos acionistas. As ações em tesouraria são um item de linha que mostra o valor das ações que a empresa comprou de volta dos acionistas.

Análise

Para obter mais informações sobre uma empresa, veja três anos de balanços, não um. Se a empresa estiver reduzindo sua carga de dívidas - ou aumentando - comparando o passivo de um ano a outro, você será informado. Se "contas a receber" do lado dos ativos continuar crescendo, isso pode indicar que a empresa não é capaz de cobrar o que deve. O que constitui um balanço patrimonial saudável varia entre as indústrias: os bancos confiam no financiamento da dívida, por exemplo, mas as empresas de serviços geralmente usam muito capital próprio.