Como Preparar Um Orçamento Financeiro Pessoal

Autor: | Ultima Atualização:

Alcançar objetivos financeiros estabelecendo um orçamento pessoal

Todos, desde o perito financeiro Suze Orman até o autor de "Começar de novo, finamente rico", David Bach recomendam o estabelecimento de um orçamento pessoal. orcamento financeiro. Você pode usar um orçamento para orientar seus gastos e economias, além de obter informações sobre seus hábitos e expectativas financeiras. Além disso, criar um orçamento pessoal pode ajudá-lo a trabalhar de forma lenta e constante em direção a metas financeiras, como pagar dívidas, economizar para um pagamento em imóveis ou fazer uma viagem ao redor do mundo.

Escolha o tipo de planilha de orçamento pessoal que atende às suas necessidades. Algumas pessoas gostam de um pedaço de papel dividido em colunas para receitas e despesas. Outros preferem uma planilha com categorias. Se você quiser uma planilha de orçamento interativo, experimente as planilhas de orçamento pessoal on-line gratuitas disponíveis no site Mint.com, que permitem representar graficamente as tendências e definir metas.

Divida sua planilha de orçamento em receita e despesas. Você precisa de uma distinção clara entre o que você aceita e o que gasta, pois esses totais guiarão as decisões e metas monetárias que você toma.

Comece com a parte divertida e totalize sua renda. Use seu pagamento mensal líquido, a menos que você prefira ter um orçamento mais detalhado dividido por semanas. Se o seu salário variar drasticamente, você pode inserir sua renda média mensal, criar orçamentos para dois cenários financeiros diferentes ou mostrar um intervalo de valores. Inclua todos os tipos de renda, incluindo juros sobre poupança, bônus, presentes e dividendos sobre investimentos.

Especifique suas despesas. Consulte suas contas e registros financeiros para garantir que você inclua as contas regulares, como hipoteca ou aluguel, utilitários, pagamentos de carro, despesas educacionais, mantimentos, produtos de higiene pessoal, material de limpeza, transporte, despesas médicas, televisão, internet, pagamentos de dívidas e prêmios de seguro. Outras categorias típicas incluem roupas, presentes, contribuições de caridade, entretenimento, consertos em casa, reparos de automóveis e férias.

Total de suas colunas. Você deve ter dinheiro suficiente para alocar uma quantia dedicada para pagar dívidas com juros altos, estabelecer uma conta de emergência, economizar dinheiro para metas de longo prazo e contribuir para um plano de aposentadoria.

Descobrir seu "fator latte". um termo desenvolvido pelo autor financeiro David Bach. Se você ficar aquém das metas de economia, acompanhe seus gastos anotando as despesas diárias em um caderno. Você pode achar que seu latte diário lhe custa algumas economias sérias. Para outros, seus "fatores latte" estão comprando muito fast food, compras de varejo por impulso ou gastos excessivos em cuidados pessoais.

Itens que você precisará

  • Planilha de orçamento
  • Registros financeiros
  • Contas
  • Caderno