Como Superar A Discriminação No Local De Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

A discriminação no local de trabalho pode ser sutil e difícil de provar

A discriminação no local de trabalho afeta o bem-estar emocional, físico e mental de um funcionário. Embora existam leis federais em vigor destinadas a proibir a discriminação no local de trabalho, como a Lei dos Direitos Civis de 1964 e a Lei de Discriminação Etária no Emprego de 1967, quando a discriminação é sutil por natureza ou feita de maneira oculta, é frequente difícil de provar. Se você acha que é vítima de discriminação, há algumas coisas que você pode fazer para ajudá-lo a superá-la.

Aproxime-se da pessoa com a qual você está tendo o problema para confrontá-lo sobre a situação. Faça isso quando você não estiver chateado ou com raiva. Mantenha a calma enquanto fala e diga claramente qual é o problema. Informe a pessoa que você está descontente com o que ele fez e explique o que você gostaria de ver acontecer para consertá-lo. Diga à pessoa que você está preparado para tomar novas providências se a discriminação continuar.

Analise o manual do funcionário para descobrir como a política anti-discriminação da empresa funciona e como você deve denunciá-la. Algumas empresas querem que você relate atos de discriminação ao seu supervisor imediato, enquanto outros podem solicitar que você os informe ao departamento de recursos humanos. Siga os procedimentos exatamente como estão escritos

Informe ao seu supervisor que há um problema. Explique que você fez tentativas de lidar com a situação por conta própria, mas a discriminação continuou. Diga ao seu supervisor que você está levando o assunto a sério e peça ao seu supervisor para investigar sua queixa.

Mantenha um diário detalhado para acompanhar os incidentes à medida que eles ocorrem. Registre a data e a hora junto com o que aconteceu e quem estava presente. Anote quando você relatou o incidente ao seu supervisor e o que foi dito. Se as ocorrências forem não-verbais, como deixar uma foto imprópria em sua mesa ou escrever comentários depreciativos em um quadro branco, mantenha o item ou tire uma foto para guardar como prova.

Entre em contato com a Comunidade Igualdade de Oportunidades de Emprego para registrar uma queixa. a situação não melhora. As denúncias de discriminação devem ser apresentadas à EEOC no prazo de 180 dias a contar da ocorrência do incidente. Isso também é necessário se você planeja entrar com uma ação privada no tribunal

Perceba que a discriminação que você recebeu não define quem você é. Não deixe isso afetar seus sentimentos de auto-estima. Tomar medidas para impedir isso não só mostra o quanto você realmente é forte, mas pode impedir que a discriminação aconteça com outra pessoa.