Como Fazer Um Cão Parar De Rosnar Em Uma Pessoa Específica

Autor: | Ultima Atualização:

Com o treinamento, seu cão pode se dar bem com alguém que ele não gosta.

Quando seu filhote reage com rosnado e agressão a uma pessoa , desconforto e até perigo estão à mão. Com treinamento de reforço positivo, você será capaz de ajudar seu cão a entender que a pessoa tanto quanto seu amigo como ela é sua.

Por que ele está rosnando

Rosnar é um sinal de agressão em caninos, geralmente motivados pelo medo instintos protetores ou o desejo de ser dominante sobre alguém. Seu cão pode ver que uma pessoa em particular ele está rosnando como uma ameaça à sua segurança ou a suas posses, por exemplo. Outras percepções podem desencadear a mesma reação. A má socialização do filhote, como a falta de introdução a uma variedade de pessoas, faz com que um cão tenha muito mais medo de novas pessoas em sua vida adulta - mas mesmo um cão bem-socializado pode temer alguém. Embora possa parecer estranho que seu filhote tenha como alvo uma pessoa, razões válidas ou percebidas talvez existam. Essa pessoa pode lembrar o cão de alguém que o maltratou no passado.

Contracontrole

Contrarie seu cão para ver a pessoa a quem ele rosna, por qualquer razão, como algo positivo em vez de algo ruim ou assustador. Comece por ter a pessoa que seu cão rosna em sentar-se calmamente em uma cadeira. Retire do quarto todos os brinquedos e alimentos que Fido poderia guardar. Traga o seu cão para a sala em uma coleira, distante o suficiente da pessoa para que ela não seja assustadora para o seu filhote, mas ainda em sua linha de visão. Quando não há rosnado, dê-lhe muitos elogios e guloseimas. Repita isso diariamente por 10 minutos de cada vez, aproximando-o cada vez mais de perto. Entre as sessões, não permita que seu cão tenha acesso à pessoa até que seu comportamento melhore consistentemente, recomenda a Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade aos Animais

Treinamento adicional

Uma vez que seu cão aprende a parar de rosnar para uma pessoa, continue a usar o reforço positivo para manter esse bom comportamento fazendo com que a pessoa carregue doces e, ocasionalmente, coloque-os perto do seu cão. Quando a pessoa entrar na sala onde você e seu filhote estão, dê a Fido algumas guloseimas e elogios. Ocasionalmente, a outra pessoa alimenta seu filhote ou leva-o para passear. Desta forma, ele eventualmente associará essa pessoa com coisas boas.

Induzindo Agressão

Nunca castigue um cão agressivo por seu comportamento. Isso resultará em um cão que se torna mais agressivo e perigoso do que era antes, adverte petMD. Falar em voz alta ou de repente pegá-lo pode assustá-lo e levá-lo a rosnar. Outras coisas potencialmente assustadoras incluem certas peças de roupa, como um chapéu, diz a ASPCA. Aconselhe quem quer que seu cão esteja rosnando para permanecer calmo e de fala mansa ao redor de Fido e para remover qualquer vestimenta estranha.

Segurança

Durante o treinamento na presença da pessoa em que seu filhote está rosnando, ele deve usar um focinho, a Humane Society dos Estados Unidos recomenda. Tome o treinamento devagar; mantenha seu cão na coleira o tempo todo. Ter seu cão esterilizado ou castrado para reduzir os problemas de agressão de domínio e dominância. Se, em algum momento durante o treinamento, seu cão empinar-se ou tentar morder o objeto de sua agressão, procure a ajuda de um veterinário behaviorista, que pode sugerir treinamento especial ou medicação psicoativa para ajudar a controlar seu comportamento. Considere a segurança de Fido também - se a pessoa em quem ele está rosnando está ameaçando, provocando ou abusando abertamente dele ou de você, a agressão do cachorro não é injustificada. Nestas situações, separe-o dessa pessoa. Nos casos você pode ter que procurar a ajuda das autoridades.