Como Criar Uma Pasta De Trabalho De Orçamento

Autor: | Ultima Atualização:

Contar moedas é uma tarefa simplificada e minimizada com um orçamento.

O orçamento com software de planilha como o Excel ou o OpenOffice Calc permite obter uma visão geral completa não apenas de um processo orçamentário, mas também de sua situação pessoal de fluxo de caixa. A personalização de uma pasta de trabalho de orçamento para suas necessidades fornecerá as habilidades necessárias para realizar a análise de variações hipotéticas ao criar sua pasta de trabalho. Basicamente, um orçamento é uma lista de receitas e despesas, e as pastas de trabalho de planilhas facilitam a expansão dessa lista básica para uma ferramenta de previsão, manutenção de registros e análise.

Abra uma nova pasta de trabalho e distribua sua planilha. Na célula A5, digite a palavra "Receita", no tipo B5 "Destino" e, em seguida, de C5 para a direita, insira os meses do ano. Estes servem como cabeçalhos de coluna. As células acima são reservadas para títulos e resumos para entrada em um momento posterior.

Insira uma descrição de todas as fontes de receita que se aplicam a você na coluna A, abaixo de "Renda". Inclua empregos a tempo inteiro e a tempo parcial, bem como hobbies que ganhem dinheiro e rendimentos de outras fontes, como pensões e investimentos. Abaixo da sua última entrada, digite "TOTAL". Os valores são entrados nas linhas à direita das descrições, e uma fórmula calculará os montantes para a linha "TOTAL".

Insira "Despesas" na coluna A depois de deixar uma célula vazia abaixo da linha de renda total. Abaixo, descreva as descrições de todas as despesas incorridas. Estes podem ser organizados em grupos como despesas domésticas, automotivas e de entretenimento. Como com a renda, insira "TOTAL" abaixo da sua última entrada de despesas. Abaixo de "TOTAL", insira "Diferença".

Insira as fórmulas nas colunas para adicionar seus valores orçamentários. Na coluna B, clique na célula ao lado da descrição total da sua renda. Clique no botão AutoSoma eo programa irá inserir uma fórmula e aguardar que você defina um intervalo. Clique e arraste as células da coluna B que serão adicionadas para dar o total de sua renda. Pressione "Enter" quando este intervalo é definido. O número "0" aparecerá, indicando que você inseriu uma fórmula válida. Digite os valores de teste na coluna B e você pode verificar os cálculos automáticos. Repita o procedimento na coluna B para os totais de despesas

Copie as fórmulas clicando com o botão direito do mouse na fórmula do total de receitas na coluna B e selecionando "Copiar". Clique e arraste as células para a direita sob as colunas do mês até que todas as 12 sejam selecionadas. Clique com o botão direito e selecione "Colar" e a fórmula é colada em cada mês, com referências de célula ajustadas automaticamente pelo programa de planilha. Repita o processo para seus totais de despesas

Insira uma fórmula para calcular o excedente ou déficit entre suas receitas e despesas na coluna B da célula ao lado de "Diferença". Para este exemplo, o total de receita está na célula B9 e o total de despesa está na célula B20. Digite a seguinte fórmula: "= B9-B20," excluindo as aspas. O sinal "=" prepara o software para reconhecer um cálculo, neste caso, subtraindo o valor em B20 daquele em B9. Um excedente dará um número positivo, um déficit será negativo. Copie essa fórmula como você fez com os totais de receita e despesa.

Insira os dados do orçamento desejado na coluna B para receitas e despesas, ajustando suas metas para equilibrar seu orçamento. Insira as despesas reais na linha de despesa apropriada, sob a coluna do mês apropriado.

Dica

  • Os modelos de pasta de trabalho de orçamento doméstico simples são comuns on-line. Faça o download e use um se você quiser entender como as pastas de trabalho de orçamento funcionam com mais detalhes.