Como Manter Um Aquário Fresco No Verão Sem Um Resfriador

Autor: | Ultima Atualização:

Quando a temperatura subir, certifique-se de que seu aquário esteja pronto.

Aquecer um aquário tropical no inverno é relativamente fácil com aquecedores, mas mantê-lo fresco o suficiente durante o tempo quente pode ser um desafio sem um resfriador. Como os chillers são caros para comprar e operar, muitos aquaristas preferem confiar em outros métodos para manter a temperatura adequada

Ventiladores

Um dos métodos mais comuns de resfriamento de aquários é o uso de ventiladores. Pequenos ventiladores podem soprar através da superfície do aquário, do cárter ou de ambos. Ventiladores manuais são adequados para uso em dias particularmente quentes; mais intrincados são automáticos; programado para operar por conta própria em pontos pré-determinados. Enquanto isso, você pode posicionar os ventiladores para esgotar o ar quente criado pelas luzes e equipamentos de filtragem e para extrair o ar mais frio do lado de fora. Ao usar ventiladores, é importante reabastecer a água evaporada. Se o tanque for uma instalação de água salgada, é importante manter uma salinidade consistente, completando com água doce.

Ar Condicionado

Outra solução para manter um aquário na temperatura certa durante o tempo quente é um sistema de ar unidade condicionadora. Em vez de controlar apenas a temperatura da água com os ventiladores, uma unidade de ar condicionado resfriará toda a sala e ajudará a manter um ambiente apropriado para os habitantes do seu aquário. Além de criar um espaço mais confortável para observar seu aquário no calor, resfriar a sala inteira é benéfico se você usar vários equipamentos que esquentam. Quão bem a sala está isolada e o custo da energia em sua região o ajudará a determinar se uma unidade de ar condicionado é a escolha certa para você

Medidas de emergência

Em caso de emergência, vários métodos da última vez resort pode esfriar um aquário sem um resfriador. O mais comum é o uso de gelo ou compressas frias. Coloque os pacotes de gelo ou frio em um saco de plástico limpo e forte e coloque a bolsa diretamente no cárter. Se você não tiver um poço, você pode colocar a bolsa no próprio aquário. É preciso muito esforço e gelo para resfriar o aquário dessa maneira, mas é eficaz em uma emergência. Outro método de emergência, que pode ser usado em combinação com o gelo, é desligar todos os equipamentos não essenciais. Bombas e luzes, especialmente halogenetos metálicos, adicionam calor ao sistema. Desligar alguns desses pode ajudar em uma emergência. Certifique-se, no entanto, de manter um fluxo adequado para oxigenar adequadamente a água. Além disso, certifique-se de limpar e reiniciar quaisquer filtros biológicos que possam ter sido afetados pelo desligamento de várias bombas.

Planeje com antecedência

Enquanto um resfriador pode ser a melhor escolha para alguns aquários tropicais, empregando uma combinação de métodos alternativos de resfriamento é eficaz para muitos aquaristas. Planeje as temperaturas durante todo o ano e especialmente para eventos inesperados de clima quente. Usando um controlador de aquário irá garantir que seu aquário está pronto, mesmo quando você não está. Configure um sistema de várias camadas, onde o controlador de aquário monitora a temperatura da água e resolve automaticamente os problemas, ligando os ventiladores e desligando as luzes e outros equipamentos desnecessários se a temperatura continuar a subir. Você pode configurar controladores de aquários top-line para enviar por e-mail ou texto um alerta para que você possa tomar medidas mais drásticas, se necessário.