Como Fazer Uma Cacatua Falar

Autor: | Ultima Atualização:

A cacatua é um dos vários papagaios com a habilidade de falar.

Ensinar um pássaro a falar é um processo que requer paciência e dedicação, mas que pode vir com uma grande recompensa. Cacatuas podem imitar quase qualquer som, incluindo palavras. O tamanho do vocabulário do seu pássaro depende inteiramente dos seus esforços, mas você deve começar com palavras curtas e fáceis.

Coloque sua cacatua em um ambiente silencioso, sem distrações ou ruídos externos. A idéia é reduzir quaisquer impedimentos ao aprendizado, atrair a atenção do pássaro e permitir que o pássaro se concentre em você e no que você está tentando ensiná-lo.

Fique diante de sua cacatua e fale diretamente com ele. Fale devagar e claramente e em voz alta o suficiente para ser ouvido facilmente. Repita as mesmas palavras ou frases todos os dias e tente associá-las às ações, se possível. Por exemplo, se você está alimentando o pássaro, você pode dizer "É hora do jantar!" várias vezes. Isso criará uma associação consciente entre comer e falar que o pássaro reconhecerá e copiará ao longo do tempo.

Converse com seu pássaro o máximo possível, analisando as notícias do dia, sua agenda de eventos e tudo o mais que preencha silêncio. Sua cacatua vai aprender copiando o seu discurso, para evitar mudanças de tom e manter as coisas em equilíbrio. Ensine sua cacatua do jeito que você faria com uma criança, com palavras simples como "oi" e "pássaro". Uma vez que estes tenham sido dominados, tente expandir o vocabulário de sua cacatua com palavras mais básicas. Com o tempo, palavras complexas podem ser adicionadas à mistura

Continue a falar com a sua cacatua, mesmo que ela não pareça estar progredindo. As cacatuas reservam tempo para ouvir, imitar e aprender sua voz. Eles não são aprendizes rápidos, mas aprendem. Dentro de dois a três anos, você pode esperar que seu pássaro fale livremente e muitas vezes sem avisar

Dicas

  • As cacatuas não estão entre as espécies mais falantes de papagaio. Eles são menos aptos a falar com freqüência e mais difíceis de treinar do que algumas outras raças, como o cinza Africano e o amarelo-naped Amazon.
  • Se você tiver mais de uma cacatua, eles podem ensinar uns aos outros a falar ao longo do tempo. De acordo com a BBC e a Australian Geographic, os papagaios domésticos que fugiram vão até os parques da Austrália, onde encontram aves selvagens e repetem o que aprenderam em cativeiro. Os pássaros selvagens geralmente pegam algumas palavras e as repetem como parte de seu repertório de chamadas.

Aviso

  • As cacatuas às vezes gritam as palavras que foram ensinadas. Essa tendência de gritar pode ser irritante e causar problemas aos vizinhos e visitantes.