Como Formatar Uma Carta De Reclamação No Local De Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

Deixe seu chefe saber como você se sente em uma carta

Se você está cansado da insensibilidade de um colega de trabalho ou não gosta de uma política ridícula da empresa, escreva uma carta de reclamação pode obter resultados. É fácil rabiscar uma nota desagradável e deixá-la anonimamente na mesa do seu chefe, mas escrever uma carta de reclamação profissional é definitivamente mais eficaz. Uma carta de reclamação devidamente formatada pode ter a maior influência sobre o seu chefe ou departamento de recursos humanos.

Abra o seu programa de processamento de texto. Altere a fonte para Times New Roman ou Arial em tamanho de 12 pontos.

Digite seu endereço completo e informações de contato no lado esquerdo na parte superior da página. Inclua um número de telefone ou endereço de e-mail, além da data de hoje. Se você quiser escrever a carta anonimamente ou trabalhar no mesmo escritório com a pessoa para quem está escrevendo a queixa, não precisa necessariamente incluir essas informações. É muito útil se você estiver escrevendo para o escritório da empresa ou quiser que alguém entre em contato com você.

Ignore duas linhas e digite o nome da pessoa para quem você está escrevendo, seguido pelo título do cargo. Na próxima linha, digite o nome da empresa. Ignore uma linha e digite o endereço da empresa

Ignore duas linhas e digite "Dear", seguido do destinatário da carta. Por exemplo, "Caro John Smith:."

Ignore outras duas linhas e apresente-se e apresente o motivo da carta de reclamação. Por exemplo, você pode escrever "Eu trabalho como recepcionista da empresa XYZ, e esta carta serve como minha reclamação formal de discriminação por minha colega de trabalho, Sally Smith."

Crie um novo parágrafo e descreva quanto tempo você tem foi com a empresa em sua posição atual. Se você escreveu uma carta ou ligou sobre a queixa antes desta carta, mas não recebeu resposta, mencione isso aqui. Escreva que você quer colocar os fatos do seu problema em escrita oficial. Descreva com que frequência o problema ocorre e, se aplicável, mencione que você manteve registros ou evidências do problema.

Inicie um novo parágrafo e descreva o problema sobre o qual você está reclamando. Dê um relato detalhado e factual do problema. Para facilitar as coisas para o destinatário, considere a descrição de eventos em uma lista cronológica com marcadores. Seja específico, listando datas, horários e nomes. Por exemplo, você pode dizer: "Em 21 de janeiro, minha colega de trabalho, Sally Smith, disse as seguintes coisas depreciativas para mim ..."

Ignore duas linhas e descreva o efeito que o problema teve em você. Por exemplo, escreva "As declarações dolorosas de meu colega de trabalho causaram-me considerável sofrimento e constrangimento que resultaram em minha baixa produtividade e perda de tempo de trabalho".

Faça outro parágrafo e descreva a solução que deseja que a empresa tome. Por exemplo, você pode escrever "Gostaria que falasse com minha colega sobre seus comentários depreciativos e garantisse que isso não acontecesse novamente."

Crie um novo parágrafo, se desejar, avisando o destinatário sobre o que acontecerá se ela não cumpre o seu pedido. Por exemplo, você pode avisar que levará a reclamação ao supervisor do destinatário se a situação não for corrigida.

Ignore duas linhas e escreva uma declaração de encerramento, como "Estou ansioso para receber sua resposta sobre esse assunto "

Digite" Sinceramente "na próxima linha. Pule duas linhas e digite seu nome e a data. Deixe espaço para sua assinatura manuscrita abaixo do seu nome digitado

Dica

  • Você não deve ameaçar uma ação legal na primeira carta, a menos que tenha uma queixa muito séria. Guarde isso para futuras cartas se a situação não for corrigida

Aviso

  • Não use linguagem negativa ou reclamante, pois parecerá pouco profissional para o destinatário. Por exemplo, não escreva algo como "Eu exijo que você demitir todos os responsáveis ​​pelo incidente" ou "Você precisa contratar pessoas que não sejam tão rudes".