Como Encontrar O Valor Do Estoque Comum Na Contabilidade

Autor: | Ultima Atualização:

Você pode comparar o valor contábil de uma ação com seu preço de mercado.

Quando os investidores analisam uma ação ordinária, concentram-se principalmente em seu valor de mercado, ou preço. Mas você também deve estar ciente do valor contábil ou escritural de uma ação ordinária. Esse valor representa os acionistas do sinistro com os ativos de uma empresa com base nas informações contábeis em seu balanço patrimonial. Como um balanço patrimonial inclui apenas informações históricas, o valor contábil geralmente difere do valor de mercado de uma ação, o que inclui as expectativas dos investidores em relação ao futuro da empresa. Somente o valor contábil revela informações limitadas sobre uma ação, mas você pode obter informações sobre os sentimentos dos investidores comparando o valor contábil com o valor de mercado.

Faça o download do relatório trimestral mais recente do Formulário 10-Q da empresa ou do relatório anual Formulário 10-K do seção de relações com investidores de seu site ou do banco de dados EDGAR on-line da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA.

Localize o balanço patrimonial no relatório financeiro. Identifique o valor do patrimônio líquido total da empresa e o número de ações ordinárias em circulação na seção de patrimônio líquido do balanço patrimonial. Por exemplo, suponha que uma empresa tenha US $ 760 milhões em patrimônio líquido total e 100 milhões de ações ordinárias em circulação.

Verifique se a empresa lista ações preferenciais na seção de patrimônio líquido. Em caso afirmativo, identifique o número de ações preferenciais em circulação. Neste exemplo, suponha que a empresa tenha 1 milhão de ações preferenciais em circulação.

Encontre o preço de compra por ação preferencial e o valor dos dividendos por ação em atraso, se houver, nas notas explicativas às demonstrações financeiras no relatório financeiro . O preço da chamada é o valor que uma empresa deve pagar aos acionistas preferenciais se comprar suas ações preferenciais. Se as ações preferenciais não tiverem um preço de compra, encontre o valor nominal por ação. Dividendos em mora são aqueles que a companhia deve aos acionistas preferenciais por falta de pagamento de dividendos. Neste exemplo, suponha que as ações preferenciais da empresa tenham um preço de compra de US $ 55 e tenham US $ 5 de dividendos em atraso.

Adicione os dividendos em atraso ao preço de compra. Multiplique seu resultado pelo número de ações preferenciais em circulação. Neste exemplo, adicione $ 55 e $ 5 para obter $ 60. Multiplique US $ 60 por 1 milhão para obter US $ 60 milhões.

Subtraia seu resultado do patrimônio líquido total para determinar o valor contábil de todas as ações ordinárias da empresa. Divida esse resultado pelo número de ações ordinárias em circulação para determinar o valor contábil por ação das ações ordinárias. Concluindo o exemplo, subtraia US $ 60 milhões de US $ 760 milhões para obter US $ 700 milhões como o valor contábil de todas as ações ordinárias. Divida US $ 700 milhões em 100 milhões para obter um valor contábil por ação de US $ 7.

Dicas

  • Um preço de mercado que excede o valor contábil por ação das ações significa que os investidores depositam valor adicional no futuro potencial de lucro da empresa. Um valor contábil que excede o valor de mercado sugere que os investidores, em geral, são pessimistas quanto ao futuro de uma empresa. Por exemplo, um valor contábil de US $ 7 e um preço de mercado de US $ 15 sugerem que os investidores estão otimistas em relação à empresa.
  • Se uma empresa não possui ações preferenciais, seu valor contábil de todas as ações ordinárias é igual ao seu patrimônio total. >