Como Encontrar Uma Estimativa Da Taxa De Juros Livre De Risco

Autor: | Ultima Atualização:

A taxa livre de risco é o retorno sobre os ativos mais seguros do mundo

Investir é uma troca entre risco e retorno . Ativos mais seguros proporcionam uma taxa de retorno menor, porque eles têm menos chances de perder dinheiro. Ativos que não têm risco de perder dinheiro pagam a menor taxa do mercado, chamada de taxa livre de risco. Essa taxa é encontrada observando as dívidas de curto prazo dos países mais ricos e mais estáveis ​​do mundo. Investidores individuais e institucionais usam a taxa livre de risco em suas análises.

Risco e Retorno

O retorno anual de um investimento é o que paga pelo seu dinheiro após um ano. Alguns investimentos, como títulos, pagam um retorno fixo a cada ano, enquanto outros, como ações, dão um retorno diferente a cada ano. Risco é a chance de que seu retorno para o ano seja diferente do que você esperava. Essa alteração pode criar um retorno maior ou menor. Os investidores que não gostam de apostar em seus investimentos preferem receber um retorno anual estável em comparação a um que continua mudando.

Usos de taxa livre de risco

Os investidores usam a taxa livre de risco como referência para outros investimentos. Todos os outros investimentos devem retornar mais do que a taxa livre de risco, ou eles são uma má escolha. Por que colocar dinheiro em algo que é arriscado quando você pode obter o mesmo retorno em outro lugar garantido? É por isso que os investidores experientes usam a taxa livre de risco para comparar os retornos de diferentes investimentos. O cálculo mais famoso é o Modelo de Precificação de Ativos de Capital. Essa fórmula usa o risco histórico de uma ação, o retorno médio do mercado de ações e a taxa livre de risco para calcular o que uma ação deve devolver por ano. Isso permite que os investidores mensurem se uma ação está subvalorizada ou superfaturada.

Tipos de risco

Os investidores devem lidar com vários riscos diferentes. Um risco é a chance de seu investimento cair em valor no mercado de ações, conhecido como risco de mercado. Os investidores também perdem dinheiro se a empresa ou o governo em que investem vai à falência e não podem pagar seu dinheiro de volta; isso é conhecido como risco padrão. Nem todos os investimentos são fáceis de vender. Se um investidor fica preso em um investimento ruim, ele pode precisar oferecer um desconto no preço de venda para descarregá-lo. Isso é chamado de risco de comercialização. Por fim, os investimentos em títulos e dívida pública são contratos por um determinado período de tempo. Se as taxas de juros começarem a subir e o investidor ficar preso em seu contrato de baixa remuneração, ele perderá o potencial de ganhar dinheiro com as taxas mais altas. Se ele quiser sair do contrato, ele precisa vendê-lo por um desconto. Este é o risco da taxa de juros

Estimativa da Taxa Livre de Risco

A taxa de retorno livre de risco deve evitar tantos riscos quanto possível. Deve ser um investimento que não tem chance de perda por inadimplência. Também deve ser fácil de vender, para que os investidores possam obter facilmente o dinheiro de volta. Por último, deve ser um investimento curto para que os investidores não fiquem presos. O melhor investimento para estas condições é a dívida pública de curto prazo dos países mais ricos e seguros. Atualmente, os investidores usam a taxa de juros da fatura de 3 meses do Tesouro dos EUA ou do bônus de 3 meses da Alemanha. Não existe tal coisa, porém, um verdadeiro investimento sem risco. Existe uma pequena chance de que esses países possam inadimplir suas dívidas ou que as taxas de juros possam disparar durante esse curto período. No entanto, essa chance é tão pequena que os investidores consideram esses ativos sem riscos.