Como Diagnosticar Um Gato Com Problema De Osso Esterno

Autor: | Ultima Atualização:

Seu veterinário tirará raios X do esterno do seu gato para determinar o problema.

As probabilidades são, se o seu felino tiver um problema com ele esterno, ele é um gatinho jovem ou um idoso. Com os bebês, as deformidades dos ossos do tórax são bastante óbvias no início, enquanto os gatos mais velhos geralmente desenvolvem esporões ósseos perto do esterno.

Esterno

O esterno é o tórax ou o osso do seu gato. É um osso longo e plano situado no meio do tórax, a área entre o pescoço e o abdômen. O esterno se conecta às costelas do seu gato através de cartilagens costais. O coração e os pulmões do seu gatinho estão sob o esterno. Normalmente, você pode facilmente ver e sentir o seio do seu gato.

Pectus Excavatum

O pectus excavatum, uma deformidade do esterno, comprime os pulmões e o coração. Enquanto um veterinário deve fazer um diagnóstico formal com raios-X, sua presença é provável se o seu gatinho estiver sem peito. Gatinhos afetados experimentam dificuldades respiratórias, não ganham peso adequadamente, tossem com frequência e não correm animadamente como os gatinhos normais. Juntamente com uma radiografia de tórax ou ultra-som, o seu veterinário irá recolher amostras de sangue e realizar uma análise de urina. Por causa da deformidade do esterno, os corações de alguns gatinhos podem não estar em seu devido lugar. Seu veterinário vê onde o coração e os pulmões do seu gatinho estão localizados e a extensão da deformidade em um ultrassom. Se o seu gatinho não for seriamente afetado, seu veterinário poderá ensinar exercícios para comprimir o peito do seu animal de estimação. Eventualmente, isso pode fazer com que seu esterno e cartilagem se tornem mais convexos. Seu veterinário também pode colocar seu gato em um molde para reformar o esterno. Casos graves exigem correção cirúrgica, que consiste em remover a área afetada do esterno e substituí-la por um enxerto. Quanto mais cedo o seu gato for tratado, melhor será seu prognóstico geral

Esporos Ósseos

Formalmente conhecidos como espondilose deformante, esporões ósseos se formam ao longo da espinha, especialmente nas vértebras torácicas. Esses crescimentos ósseos geralmente ocorrem em felinos mais velhos. Você não pode ver as esporas, mas você pode sentir esses estranhos crescimentos ao segurar ou acariciar seu gato. Se seu gato sofreu um trauma, como ser atropelado por um carro e quebrar ossos, seu corpo pode produzir esporões ósseos após a recuperação. Os sintomas incluem rigidez ou relutância em se mover, mas muitos gatos não exibem nenhum sinal. Se você suspeitar de esporões ósseos, seu veterinário fará uma radiografia do tórax e abdômen do seu gato ou usará ressonância magnética. Se seu gato está com dor severa, a cirurgia para remover o esporão pode ser necessária. Se a dor do seu gato é relativamente leve, o seu veterinário pode receitar medicamentos para aliviar o seu desconforto

Osteoartrite

À medida que o seu gato envelhece, é mais provável que seja afectado pela osteoartrite ou inflamação das articulações. Segundo a American Animal Hospital Association, a artrite mais comum observada em gatos é a das vértebras e do esterno. Você notará que seu gato não é tão ativo como ele costumava ser, talvez não mais pulando em poleiros favoritos ou evitando escadas. Seu veterinário pode recomendar suplementos para aliviar os sintomas de artrite ou prescrever medicamentos para alívio da dor.