Como Desenvolver Um Orçamento Pessoal Para Você Mesmo

Autor: | Ultima Atualização:

Manter o orçamento irá colocá-lo no caminho certo para uma economia séria.

Se você está focado em comprar sua primeira casa, investindo em um carro novo ou talvez uma viagem prolongada, o desenvolvimento de um orçamento para si mesmo é o primeiro passo para alcançar seus objetivos financeiros pessoais. Manter o orçamento pode não vir naturalmente, mas com disciplina e gradualmente mudando seus hábitos, você poderá finalmente começar a ver um aumento significativo em sua conta poupança. Se você não está preparado para sacrificar os lattes durante o trajeto matinal, ainda pode incluí-los em seu orçamento - pode levar um pouco mais para alcançar suas metas.

Preparação

Planeje gastar entre duas semanas para um mês aprendendo onde e como você está gastando seu dinheiro. Se você seguir uma rotina constante, duas semanas devem ser tempo suficiente, mas se os seus dias forem mais caóticos, leve um mês.

Registre todas as suas despesas diárias - mesmo aquelas viagens à tarde para a máquina de vendas do escritório. Pode parecer tedioso, mas o mero ato de anotar cada vez que você parte com seu dinheiro suado pode ser suficiente para reduzir o excesso de gastos.

Especifique suas despesas e some um total mensal para cada uma delas. Por exemplo, o total de todos os seus recebimentos de gás será uma boa média para o que você gasta por mês alimentando seu carro. Você pode se surpreender com alguns totais. Estas são as suas despesas mensais após as contas e aluguel ou hipoteca.

Considere quais despesas você pode eliminar ou reduzir. Talvez você possa fazer esse pedicure a cada duas semanas ao invés de toda sexta-feira, ou talvez você possa cortar macchiatos de caramelo para apenas dois ou três dias por semana, ao invés de todas as manhãs.

Implementação

Calcule suas despesas mensais recorrentes tais como suas contas de eletricidade, cabo, cartão de crédito, Internet e telefone, bem como os pagamentos do carro e do seguro e o aluguel ou hipoteca mensal da moradia. Se você pagar algumas contas anualmente, como o seu seguro de carro, basta dividir o valor em um custo mensal.

Fatore o quanto você quer economizar em cada mês. Trate esse valor como uma fatura mensal. Economize e esqueça. Se beliscar tostões e permanecer em um orçamento parecer um conceito estrangeiro, comece pequeno e aumente gradualmente a quantia à medida que se sentir mais confortável com as linhas mais apertadas da bolsa.

Subtraia suas despesas mensais recorrentes de sua renda mensal depois dos impostos. Divida o valor restante por 4,33 - que é o número médio de semanas por mês, embora alguns sejam mais e alguns sejam menores - para obter um valor semanal de quanto você deve gastar em coisas como mantimentos, gasolina e saídas.

Compare esse valor com o valor que você registrou durante a fase de preparação. Espero que você não esteja gastando mais do que realmente tem. Se você é, revise suas despesas para ver o que você precisa cortar ou reduzir para sair do vermelho. Use o dinheiro extra para pagar primeiro esses cartões de crédito e mantenha alguns reservados para coisas divertidas - assim você não usará seus cartões de crédito para ingressos para shows.

Estabeleça metas com base nos cálculos feitos e, o mais importante , fique com eles. Acompanhe seus gastos semanais. Pode levar algumas semanas, mas eventualmente esse aumento em sua conta poupança compensará todos os almoços da sacola marrom que você está levando para o trabalho, em vez de freqüentar o bistrô próximo.

Dica

  • Retire a caneta e o papel. Várias aplicações móveis permitem-lhe controlar os gastos e manter os objetivos financeiros do seu Blackberry, iPhone, Android ou outro telefone inteligente.