Como Descrever A Diferença Entre Ética Pessoal E Profissional

Autor: | Ultima Atualização:

A ética pessoal e profissional pode frequentemente diferir.

Ética são os padrões de certo e errado que se referem ao que devemos e não devemos fazer. Muitas vezes, nossos sentimentos pessoais diferem daqueles de nossos empregadores. As coisas que somos solicitados a fazer no trabalho podem não ser ilegais, mas podem impor um conflito com o que achamos ser a coisa certa a fazer em nossa vida pessoal. A maioria dos profissionais resolve isso separando suas vidas profissionais de suas vidas pessoais.

Defina quais são as suas próprias éticas pessoais. Estes poderiam incluir as características de honestidade, integridade, direitos humanos, compaixão para com os outros e defender os princípios religiosos. A ética pessoal começa com as informações a que estamos expostos. Isso inclui os livros que lemos, o tipo de instrução religiosa que recebemos e as pessoas com quem nos associamos.

Examine a ética da sua empresa. Quais características seu empregador e sua gerência têm como mais importantes? Estes podem incluir dar crédito apropriado para idéias, respeito pelos outros ou usar a tecnologia da empresa apenas para o trabalho. Por exemplo, o Illinois Institute of Technology define a ética profissional como os princípios e padrões que fundamentam as responsabilidades e a conduta de uma profissão, ou a forma como a empresa trata funcionários e clientes.

Leia o código de ética de seu empregador. Muitas empresas têm um código de ética que detalha como agir em uma variedade de condições. Por exemplo, a American Bar Association fornece um código de ética para advogados. Este código inclui expectativas de confidencialidade do cliente, deturpação, solicitação de clientes e serviço pro bono. Quando um funcionário deixa de seguir um código de ética profissional estabelecido por uma empresa, ele pode enfrentar uma ação disciplinar e uma possível responsabilidade legal. É importante entender o que se espera de você.

Compare onde a ética profissional de sua empresa e sua própria ética pessoal são diferentes. Por exemplo, se você é um médico que acredita no direito à vida e um paciente pede informações para interromper sua gravidez, sua responsabilidade profissional é fornecer a ela as informações que ela precisa, independentemente de seus próprios sentimentos.

Veja cenários caso-a-caso em que o seu empregador respondeu a determinadas situações. Como cada uma dessas situações se compara a como você agiria pessoalmente? Por exemplo, você poderia demitir um funcionário com cinco filhos antes do Natal, mesmo que o empregado estivesse custando dinheiro à empresa? Além disso, se você é uma pessoa que conta tudo ao seu cônjuge, você poderia ir para casa todas as noites e manter a confidencialidade do local de trabalho?