Como Lidar Com Empregados Hostis No Ambiente De Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

Seja aberta ou encoberta, a hostilidade deve ser tratada imediatamente.

Os empregados hostis podem tornar um ambiente de trabalho desagradável. A raiva deles lança uma mortalha sobre o escritório, fazendo com que os outros empregados peguem as cascas de ovos para evitar ser o alvo de sua hostilidade. Além de causar tensão, esses funcionários interrompem o fluxo de trabalho, têm explosões desconcertantes e muitas vezes não cooperam. Abordar seu comportamento é essencial para o bem da empresa e das pessoas que devem trabalhar com a pessoa contenciosa.

Envolva-se em um diálogo mínimo com a pessoa que está se comportando de maneira hostil. Recuse-se a discutir ou repetir-se. Ouça o que o funcionário está dizendo sem oferecer sua opinião. Use técnicas de escuta ativas, como acenar e parafrasear. Por exemplo, se o funcionário disser: "Estou tão cansado de preencher essa papelada, copiando essa papelada e preenchendo essa papelada", pode-se dizer: "Parece que você está cansado de lidar com a papelada". Depois de passar algum tempo ouvindo, o comportamento hostil do funcionário pode diminuir.

Documente o comportamento do funcionário hostil, mesmo que seja encoberto. Por exemplo, um funcionário que está com raiva pode, às vezes, agir de maneira passiva e agressiva, como se recusar a devolver chamadas telefônicas ou não reconhecer diretivas. Isso permite que ela mostre sua hostilidade sem entrar em conflito direto. Se o empregado é abertamente hostil - gritando com colegas, xingando ou ameaçando - ou passivo-agressivo, você deve fazer um registro do incidente.

Alerte o departamento de recursos humanos para o problema. Isso não apenas fornece a você a oportunidade de obter assistência adicional com o problema, mas oferece proteção legal caso seu funcionário faça uma ameaça ilegal ou agrida alguém. Forneça-lhes cópias de sua documentação, bem como quaisquer e-mails trocados com o funcionário hostil que sejam relevantes para seu comportamento.

Desenvolva um plano de ação com o funcionário. Identifique claramente comportamentos específicos - como praguejar ou revirar os olhos - que precisam cessar e especifique quando você se reunirá novamente para discutir o progresso. Se o seu empregado ficar com raiva e se recusar a participar do processo, não deixe que isso o impeça de fazer o plano. Escreva "recusou assinar" na parte inferior e coloque uma cópia na caixa de correio dela. Guarde uma cópia para seus registros e envie uma cópia para o departamento de recursos humanos também.

Dica

  • Se outros funcionários fizerem reclamações sobre o comportamento do funcionário hostil, diga a eles que você os está levando a sério e que o problema ser endereçado. Os funcionários podem se sentir muito desamparados quando forçados a trabalhar com essa pessoa, e saber que você está assumindo um papel proativo na interrupção do comportamento pode ajudar a reprimir suas ansiedades.

Advertências

  • Nunca extinga um funcionário hostil cara a cara sozinho . Você pode estar se colocando em risco de ser atacado fisicamente. Se você decidir deixar a pessoa ir, fale com eles por telefone ou envie-lhes uma carta de encerramento, ou faça uma reunião pessoal com uma testemunha do RH.
  • Comportamento hostil dirigido a pessoas na base da raça. cor, religião, gênero, gravidez, origem de nacionalidade, deficiência ou idade podem resultar em sua empresa ser processada sob o Título VII da Lei de Direitos Civis de 1964, Lei dos Americanos Portadores de Deficiência de 1967 ou Lei dos Americanos Portadores de Deficiência de 1990.