Como Lidar Com Um Funcionário Que Está Tentando Sabotar Você

Autor: | Ultima Atualização:

Suas preocupações podem ser insignificantes, mas você ainda precisa lidar com as queixas dos trabalhadores.

Você tem o suficiente para lidar com o problema. supervisor ou chefe em seu local de trabalho - mas quando alguém está tentando sabotar você, é hora de deixar algumas coisas fora da lista e dar à questão a atenção que ela merece. Um funcionário que está tentando sabotar você ou sua empresa é um grande problema que pode resultar em produtividade reduzida, reputação de empresa prejudicada ou disseminação do vírus que resulta em motim total. Minimize os danos tomando medidas agora.

Desenvolva um código de conduta no local de trabalho e coloque-o no manual do funcionário. Ao delinear claramente os comportamentos que são aceitos e não aceitos no local de trabalho, você terá algo em que se referir quando um funcionário sair da linha. O código do seu código de conduta pode incluir instruções sobre o que os funcionários podem e não podem revelar sobre a empresa nas mídias sociais e em outros canais externos, como lidam com a imprensa e como os funcionários devem se tratar uns aos outros. Faça todos os funcionários conscientes de que você criou este código de conduta; ou se você já tiver um, envie-o como um lembrete

Abra as linhas de comunicação. Se você tem um empregado que está tentando sabotar você, é provável que ela tenha algumas reclamações - e ela pode não ser a única. Permita que a funcionária fale sobre suas reclamações em um ambiente de grupo, como uma reunião de equipe regularmente programada, na qual todos os funcionários são convidados a fazer sugestões para melhorar o local de trabalho. Durante essas reuniões, tenha muito cuidado em seus materiais de linguagem e comunicação, tomando medidas para mostrar aos trabalhadores que você quer que suas vozes sejam ouvidas. Quando você ouvir o feedback, trabalhe na implementação das mudanças sugeridas e informe-se sobre o seu progresso na próxima reunião.

Documente quaisquer ocorrências de sabotagem observadas. Se você já sabe que o funcionário está tentando sabotar você, é provável que você tenha visto ou ouvido falar de coisas que está fazendo para derrubá-lo. Anote a data, a hora e a natureza dos incidentes e mantenha-os em um local seguro onde os colegas de trabalho não os tropeçam. No caso em que o problema se agrave e o funcionário tente te demitir - ou tentar destruir a reputação da empresa - você terá evidências de seus esforços dirigidos contra você, o que pode provar que ela é mais vingativa do que vítima.

Organize uma reunião individual com o funcionário para discutir os problemas que ela possa ter. Às vezes, simplesmente falando sobre os problemas pode ajudá-lo a descobrir o que é sobre você que o funcionário não gosta. Isso pode envolver o desenvolvimento de um plano de ação para você e ela seguirem, para que você esteja envolvido em comportamentos que sejam passíveis de ambas as partes. Permanecendo humilde e ouvindo o que ela tem a dizer, você pode chegar a algum compromisso que a tenha sentido ouvida e compreendida, ao mesmo tempo em que deixa você mais seguro em relação ao futuro. Ao mesmo tempo, lembre-se de que você é o chefe; então permaneça a autoridade e não a deixe ditar todos os termos. Após a reunião, documente o conteúdo da conversa.

Converse com seu departamento de Recursos Humanos ou seu supervisor direto sobre o problema. Se as coisas estão ficando fora de controle e você já tentou resolver o problema sozinho, é preciso envolver os outros. Seu departamento de RH ou outros gerentes podem ajudá-lo a monitorar a situação e manter-se atento ao mau comportamento; eles também podem fornecer orientação sobre uma possível mudança de funções para a pessoa, ou possivelmente até mesmo aconselhar que você deixe a pessoa ir embora.

Dica

  • Uma vez que você tenha definido uma política de código de conduta, cabe a você impor isto. Confira os perfis de mídia social de seus funcionários, blogs ou outras fontes externas para se certificar de que eles não estão espalhando má vontade sobre sua empresa; se forem, você pode ter motivos para deixar alguém ir.