Como Lidar Com Um Funcionário Que Sempre Traz Problemas Pessoais Para O Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

Problemas pessoais podem afetar o desempenho do trabalho de um empregado

O estresse no trabalho tem uma maneira desagradável de invadir vidas pessoais, e pode facilmente afetar relacionamentos em casa. Portanto, é lógico que o inverso também seja verdadeiro. As pessoas nem sempre conseguem deixar seus problemas pessoais na porta do escritório. Mas, quando alguém a leva para casa para trabalhar, isso não muda apenas os relacionamentos. Pode prejudicar a qualidade de seu desempenho e o desempenho dos outros. Cabe a você, como gerente, enfrentar o problema.

Avalie seu relacionamento com o funcionário em questão. Os funcionários podem seguir suas sugestões de comportamento no local de trabalho de seus gerentes e, se um relacionamento for muito pessoal, você pode enviar uma mensagem dizendo que não há problema em trazer problemas pessoais para o trabalho. Estabelecer uma relação de confiança, honestidade e apoio, mantendo as suas expectativas de comportamento, comunicação e desempenho profissional no local de trabalho.

Fale com o funcionário e ofereça um ouvido solidário. Mas não tente resolver o problema da pessoa - essa é sua responsabilidade. Se, por exemplo, ela está tendo problemas conjugais que estão afetando seu trabalho, não é seu lugar aconselhar sobre como "consertar" seu casamento. Basta ouvir seu funcionário para entender melhor a situação.

Dê exemplos de comportamento inaceitável durante a conversa para adicionar contexto ao funcionário. A partir daí, explique suas expectativas em relação a seu profissional - "profissional" sendo a palavra operativa - o comportamento daqui para frente.

Concentre-se no comportamento e não no empregado, cumprindo as declarações "I". Declarações de “você” podem ser interpretadas erroneamente como julgamentos ou ataques. Dizer algo como “eu preciso de você para ...” é frequentemente recebido com menos resistência do que “você deve parar…”.

Indique o funcionário aos recursos apropriados assim que entender o que está acontecendo. Mas, o escritório não é lugar para oferecer conselhos pessoais, especialmente de um gerente para um empregado, então a mãe é a palavra nessa área. Em vez disso, sugira que a pessoa converse com um representante de recursos humanos, um conselheiro profissional ou até mesmo um amigo.

Ofereça folga - seja pago com férias ou não com licença pessoal - se o problema pessoal for grave. Ou, sugira uma alteração na atribuição para o curto prazo até que o problema pessoal possa ser resolvido

Dica

  • Ao falar com um funcionário, faça isso de maneira privada. A última coisa que você quer fazer é escalar o problema confrontando a pessoa em um ambiente público. Se você estiver preocupado sobre como o funcionário reagirá à conversa, leve alguém de recursos humanos para a reunião.