Como Criar Um Plano Financeiro Pessoal Abrangente

Autor: | Ultima Atualização:

Assim como você usa projetos para a construção, você deve planejar finanças pessoais.

Você pode achar que a economia é imprevisível e seu futuro financeiro é um palpite , mas você pode realmente fazer um plano para sua própria prosperidade. Se você mantiver suas previsões e expectativas baseadas na realidade, poderá criar um plano que melhorará suas finanças e apoiará o estilo de vida que deseja viver.

Sua Situação Atual

Antes de planejar sua jornada financeira, você precisa de uma clara imagem de onde você está começando. Comece com seu fluxo de caixa. Determine quanto você recebe em cada mês e quanto sai. Isso pode revelar problemas como uso excessivo de cartão de crédito. Se você usar cartões de crédito para compensar a falta de dinheiro, seus gastos mensais provavelmente ultrapassarão sua renda mensal. Se você tem um fluxo de caixa positivo, provavelmente tem bons instintos de gastos. De qualquer forma, você precisa anotar suas despesas e receitas

Objetivos

Você precisa determinar como quer viver. Você deve abordar questões como quanta receita você quer, quanto dinheiro depois das despesas que você quer, que tipo de aposentadoria você imagina e como você se sente sobre férias e itens de luxo. Você pode sonhar acordado, mas mantenha-o real. Escolha metas que você acha que pode alcançar, mas garanta que suas metas o levem aonde você quer chegar. Por exemplo, se você quiser se aposentar e residir em sua própria casa, calcule as despesas que terá de pagar com fundos de aposentadoria. A regra básica é que você deve planejar viver de 4% do seu dinheiro a cada ano durante a aposentadoria para não esgotar suas economias para a aposentadoria.

Investimentos e redução da dívida

Mesmo que você não tenha o fluxo de caixa que você quer no momento, você deve definir metas para investimentos e pagamentos da dívida. Você pode definir essas metas ao mesmo tempo. Você não tem que pagar todas as suas dívidas antes de começar a investir. Saber que você está reservando fundos para o futuro pode inspirá-lo a continuar pagando as dívidas para poder investir ainda mais. Defina uma meta de um valor mensal que você gostaria de colocar de lado para a compra de fundos mútuos, ações, CDs ou títulos. Você pode ter que economizar seu dinheiro até que você tenha uma quantia para investir, como US $ 500 ou US $ 1.000. Combine suas economias de investimento mensal com um pagamento de dívida. Se você planeja reservar US $ 50 por mês para investimentos, planeje pagar US $ 50 para a dívida.

Avaliação de risco

Seu plano abrangente deve incluir seguro. Você precisa de seguro de saúde para evitar a ruína financeira de problemas de saúde, mas você também pode considerar seguro de invalidez, seguro de vida, seguro de responsabilidade civil e seguro de colisão para seus veículos. Você pode falar com as companhias de seguros sobre possíveis prêmios que você pagaria por cada tipo de cobertura. Você deve equilibrar suas necessidades atuais para economizar dinheiro contra o risco de perder tudo se não tiver o seguro que precisa. Para o seu plano financeiro, crie um cenário ideal e some os custos, ignorando os problemas de fluxo de caixa por enquanto.

Ajustando o fluxo de caixa

Compare o que você gostaria de fazer com o que faz atualmente. Se o seu investimento, serviço da dívida e seguro exigem dinheiro que você não tem todo mês, você tem duas opções: Você pode aumentar a renda ou reduzir despesas. Para aumentar a renda, você pode pedir um aumento, começar um negócio de fim de semana ou conseguir um segundo emprego. Você pode reduzir as despesas, por exemplo, comendo menos ou tirando menos férias. Durante o estágio de planejamento, basta determinar quanto dinheiro adicional você precisa economizar ou ganhar para que seu plano financeiro funcione.

Implementação

Depois de ter seu plano financeiro da maneira que deseja, implemente-o. Faça todas as mudanças que você precisa fazer para colocar o plano em ação. Isso pode exigir mudanças graduais, como quando você precisa cortar despesas. Pode também exigir mudanças radicais, como procurar um novo emprego que pague mais dinheiro. Se você sabe que seu plano é equilibrado e viável, fazer isso acontecer é uma questão de escolher fazê-lo.

Monitorando

Monitore seu progresso a cada ano para ver se seu plano está funcionando da maneira que você pensou que seria. Se não, faça ajustes. Um plano financeiro abrangente é um processo que nunca termina. Parte do seu plano deve ser revisar seu plano a cada ano.