Como Acalmar O Comportamento Agressivo Do Gato

Autor: | Ultima Atualização:

O comportamento agressivo do gato pode ser corrigido com amor, paciência e treinamento

Os gatos são o epítome da indiferença; brincando ou abraçando um momento, abruptamente se afastando no seguinte. No entanto, quando o seu gato morde, assobia e arranha, pode ser um grande problema. Antes de desistir ou ser arranhado em tópicos, dê alguns passos simples para acalmar seu gato agressivo

Pare de brincar com seu gato no momento em que ele demonstrar comportamento agressivo, como morder ou assobiar e dizer com firmeza “não”. durante o jogo, o seu gato está afiando suas habilidades de caça e vê seu companheiro de brincadeira, neste caso você, como sua presa. Ofereça-lhe um brinquedo amarrado ao final de uma vara para manter a uma distância segura. Eventualmente, isto lhe ensinará que você não é uma saída adequada para sua agressão ao jogo.

Dê ao seu gato uma comida antes de tentar acariciá-lo se ele parecer agressivo enquanto estiver sendo acariciado. Pense no tratamento como o proverbial ramo de oliveira. Tenha em mente que alguns gatos são mais sensíveis ao toque e podem ficar irritados rapidamente. Mantenha suas sessões de carinho a intervalos curtos enquanto procura por sinais indicadores de que ele está pronto para você parar. Algumas de suas pistas sutis são contração da cauda ou movimento da orelha. Quando você ver isso, pare e retome mais tarde, oferecendo-lhe um tratamento a cada vez.

Use uma garrafa de água para dar-lhe um pouco de esguicho se ele mostrar agressão territorial. Esse tipo de agressão não pode ser tolerado ou você logo se verá espreitando pelas portas para ter certeza de que ele não está esperando para atacar o momento em que você passa. Na maioria das vezes, um gato só se comportará dessa maneira com outros gatos. Se ele entrar em uma briga com outro gato, não tente chegar entre eles para quebrá-lo. Em vez disso, faça um barulho alto, ou borrife água para parar a briga

Itens que você precisará

  • Brinquedos
  • Alimento
  • Garrafa de água pulverizada

Dicas

  • Spay ou neutralize seu gato.
  • Se você tiver vários gatos, mantenha o agressivo longe dos outros até que ele tenha aprendido a ter interações calmas com você. Mais tarde, introduza-os lentamente.
  • Preste atenção nas pistas de que algo em seu ambiente doméstico causa agressão. Por exemplo, música alta, um cachorro ou crianças pequenas podem irritá-lo. Se este for o caso, forneça ao seu gato o seu próprio lugar feliz, como um travesseiro macio em uma sala silenciosa.
  • Se tudo mais falhar, procure a ajuda de um especialista em comportamento animal para a intervenção.

Advertências

  • Mantenha crianças pequenas longe de um gato agressivo
  • Não bata no seu gato agressivo
  • Leve o seu gato ao seu veterinário para um check-up. Sua agressão pode ser devido à dor associada a uma lesão ou doença física.