Como Ligar E Sair De Um Emprego

Autor: | Ultima Atualização:

Pense no que você vai dizer antes de fazer essa ligação.

"Olá, chefe do inferno? EU QUERO!" Por mais agradável que essa abordagem de resignação possa parecer, infelizmente, não é realmente a melhor opção. Chamadas telefônicas ou gestos extravagantes em seu caminho para fora da porta definitivamente transmitirão sua mensagem, mas eles provavelmente também arruinarão sua integridade, sua reputação profissional e qualquer chance de obter uma recomendação decente de seu ex-empregador. Na verdade, telefonemas, em sua cara ou não, geralmente não são considerados como uma boa maneira de sair do seu trabalho. Conversas face a face, seguidas por uma carta de demissão oficial, são as opções recomendadas. Mas se você tiver que "telefonar", certifique-se de fazê-lo de forma inteligente e profissional.

Pese cuidadosamente suas razões para deixar o emprego e formule seu "plano B" para pagar as contas. Talvez você já tenha um novo emprego na fila, ou esteja se casando com um milionário, ou acabou de ganhar na loteria. Se você já descobriu, ótimo; você não tem preocupações. Quando tiver certeza de que é a decisão certa, você precisa notificar seu empregador sobre sua decisão.

Faça sua lição de casa primeiro. Analise o manual de funcionários da sua empresa ou as políticas de recursos humanos para descobrir o que sua empresa espera da demissão de funcionários. Algumas empresas querem o aviso padrão de duas semanas, enquanto outras solicitam um mês inteiro. Se sua empresa exigir especificamente que você notifique por escrito sua saída para "oficialmente" se demitir, um telefonema provavelmente não a interromperá.

Converse com seu supervisor pessoalmente, se possível, para dizer a ele que você está desistindo. Mas se você não puder falar com ele cara a cara - se ele estiver fora do país por um longo período, por exemplo - você pode ter que fazer uma ligação para anunciar sua partida. Antes de fazer a ligação, remova seus pertences pessoais e papéis de seu escritório - apenas para o caso de sua ligação não ser bem recebida. Nada grita "desajeitadamente" mais alto do que ter que voltar para o escritório para pegar suas coisas depois que você sair do seu trabalho e todo mundo está fofocando sobre você e sua partida.

Explique ao seu supervisor imediato durante o seu telefonema que você decidiu para sair. Você não é obrigado a dar uma razão, mas se você puder oferecer uma justificativa simples, curta e verdadeira, faça-o. Por exemplo, você pode dizer a ela que aceitou outra posição ou que está saindo para voltar para a escola. Seja respeitoso e profissional - e não fale mal da empresa, seu chefe ou qualquer outra pessoa. Dê a ela pelo menos duas semanas de aviso sobre o seu último dia pretendido. Acompanhe seu telefonema imediatamente com uma carta oficial de demissão; mantenha uma cópia desta carta para seus arquivos.