Como Calcular Um Rendimento Do Portfólio De Ações

Autor: | Ultima Atualização:

Um portfólio de maior rendimento distribui uma fatia maior de seu valor como dividendos.

Embora seja bom monitorar o rendimento de cada ação individual que você possui, é Também é importante conhecer o rendimento de todo o seu portfólio. O rendimento de uma ação, ou rendimento de dividendos, mede seus dividendos anuais como uma porcentagem de seu preço. O rendimento de sua carteira representa sua receita total de dividendo anual como uma porcentagem do valor de todas as suas ações - mesmo aquelas que não pagam dividendos. Essa porcentagem informa a você como suas ações individuais se combinam para gerar receita de dividendos.

Visite qualquer site financeiro que forneça cotações de ações. Digite o símbolo de um dos seus estoques na caixa de texto de cotação de ações e clique em "Obter cotação". Um símbolo é uma ou mais letras que normalmente estão relacionadas ao nome ou à empresa de uma empresa.

Identifique o preço atual da ação e dividendos anuais por ação em sua página principal de cotação. O dividendo anual pode ser rotulado como “taxa de dividendos” ou simplesmente “dividendo”. Encontre esta informação para cada ação que você possui usando o símbolo ticker de cada um. Se uma ação não pagar um dividendo, procure apenas o preço. Por exemplo, suponha que você possua 100 ações de US $ 20 que pagam 50 centavos em dividendos anuais, 300 ações de US $ 5 que não pagam dividendos e 400 ações de US $ 35 que pagam US $ 1,25 em dividendos anuais. número de ações que você possui de cada ação por seus dividendos por ação somente se pagar um dividendo. Neste exemplo, multiplique 100 por US $ 0,50 para obter US $ 50. Multiplique 400 por $ 1,25 para obter $ 500.

Multiplique o número de ações que você possui de cada ação pelo seu preço, independentemente de pagar ou não um dividendo. Neste exemplo, multiplique 100 por US $ 20 para obter US $ 2.000. Multiplique 300 por $ 5 para ganhar $ 1.500. Multiplique 400 por US $ 35 para obter US $ 14.000.

Adicione cada resultado da Etapa 3 para determinar a receita anual total de dividendos da sua carteira. Neste exemplo, adicione US $ 50 e US $ 500 para obter US $ 550 em receita de dividendos anual.

Adicione cada resultado da Etapa 4 para determinar o valor total de seu portfólio. Neste exemplo, adicione US $ 2.000, US $ 1.500 e US $ 14.000 para obter US $ 17.500.

Divida a receita anual total de dividendos da sua carteira pelo seu valor total e multiplique seu resultado por 100 para calcular seu rendimento. Concluindo o exemplo, divida $ 550 por $ 17,500 para obter 0,031. Multiplique 0,031 por 100 para obter um rendimento de portfólio de 3,1%. Isso significa que, juntas, suas ações atualmente pagam 3,1% de seu valor em dividendos anuais. Você recebe 3,1 centavos em dividendos anuais para cada dólar de ações que você possui.

Dica

O rendimento do seu portfólio mede apenas o retorno que você recebe atualmente dos dividendos e exclui qualquer mudança de preço em potencial.