Como Calcular A Tolerância Ao Risco

Autor: | Ultima Atualização:

O seu apetite pelo risco pode reflectir-se no seu dia-a-dia.

Passa o acelerador por um semáforo amarelo ou pára completamente a quatro interseção Parasail sobre a água azul em férias, ou ler um bom livro na praia? Ah, sim, há pistas para sua tolerância ao risco na vida cotidiana. Mas quando se trata de investir, seu apetite ao risco é determinado por quando você vai começar a abrir o ovo, seu estilo de vida de aposentadoria planejado - e seu fator “dormir à noite”.

Risco a Longo Prazo

Para calcular sua tolerância ao risco, você deve considerar o que os profissionais de investimento chamam de "horizonte de tempo". Se você é jovem e está apenas começando a investir para a aposentadoria, talvez queira considerar uma parte saudável de investimentos mais arriscados, como ações. As acções têm o potencial de obter retornos mais elevados a longo prazo quando comparadas com investimentos de “poupança” geradores de juros - como CDs e fundos do mercado monetário - que têm menos risco mas menos retorno. Os investidores costumam cometer o erro de colocar dinheiro “de longo prazo” em investimentos que pagam apenas uma pequena quantia de juros.

Risco de curto prazo

Se você pretende se aposentar dentro de cinco anos ou mais, você vai querer pare. investimentos mais arriscados. Sem esse ajuste de risco, você pode experimentar uma forte desaceleração do mercado - o que iria corroer o seu principal - ou ser forçado a vender uma ação para as necessidades de dinheiro e ter uma perda.

Aversão à Perda

Muitos investidores subestimam arriscar quando os mercados estão crescendo e superestimá-lo quando o tanque de mercados. Desde a alta do mercado de ações dos EUA em 2007 até a baixa de 2009, as ações perderam mais da metade de seu valor. Por outro lado, os títulos do governo de prazo médio subiram cerca de 6%. Durante esse mesmo período, uma carteira de 90% de ações e 10% de títulos caiu 45%, enquanto uma carteira de ações e metade de títulos perdeu cerca de 22%. Enquanto você não pode evitar perdas completamente, você certamente pode amortecer a queda. O seu apetite pelo risco deve ser o seu guia

Risco versus Objetivos

Se o seu objetivo é ser um milionário quando se aposentar, mas o seu perfil de risco diz que você só pode ser um milionário, você tem um problema. Pode facilmente haver uma lacuna entre o seu objetivo e seu intestino. Ao invés de assumir mais riscos do que você está confortável na busca por seu objetivo financeiro, você pode optar por poupar mais, trabalhar mais, ou ajustar o sonho de aposentadoria de um resort à beira-mar para uma casa à beira do lago

Test Your Tolerance

Os questionários de tolerância ao risco visam quantificar o seu apetite por perdas e vêm em muitos estilos, do clínico ao informal. Ao fazer essas pesquisas, que fazem perguntas semelhantes de maneiras diferentes, você pode descobrir mais sobre sua tolerância a riscos pessoais.