Como Calcular A Margem De Juros Líquida De Uma Demonstração De Resultados Bancários

Autor: | Ultima Atualização:

Os bancos usam depósitos de clientes para fazer empréstimos e investir em títulos.

Quando você considera investir em ações de bancos, a revisão de suas finanças pode parecer como um desafio. Mas você pode calcular uma métrica razoavelmente simples, chamada margem de juros líquida, para obter uma boa visão geral do desempenho dos negócios de um banco. Um banco pretende ganhar mais juros sobre seus ativos que geram juros, como hipotecas, do que os depositantes. A diferença entre os juros auferidos e os juros pagos é sua receita líquida de juros. A margem de juros líquida mede a receita líquida de juros como uma porcentagem dos ativos que rendem juros. Quanto maior esse percentual, melhor o banco administrará seus ativos e as necessidades de juros.

Reúna a demonstração de resultados e o balanço de um banco do período para o qual deseja calcular sua margem líquida de juros e seu balanço do período anterior. . Você pode encontrar essas demonstrações financeiras em seus relatórios trimestrais do Formulário 10-Q e nos relatórios anuais do Formulário 10-K. Faça o download desses relatórios na seção "relações com investidores" de seu website ou no banco de dados EDGAR on-line da US Securities and Exchange Commission.

Calcule a despesa de juros e despesas de juros do banco em sua demonstração de resultados. juros para calcular a receita líquida de juros do banco. Por exemplo, suponha que um banco tenha US $ 50 milhões em receita de juros e US $ 30 milhões em despesa de juros na demonstração do resultado do ano passado. Subtraia US $ 30 milhões de US $ 50 milhões para obter US $ 20 milhões em receita líquida de juros.

Identifique os ativos rentáveis ​​do banco na seção de ativos de cada balanço. Adicione os valores para calcular o total de ativos lucrativos para cada período. Ativos rentáveis ​​incluem itens sobre os quais o banco ganha juros, como títulos de investimento, empréstimos e arrendamentos. Um banco normalmente especifica quais ativos ganham juros nas notas de rodapé para suas demonstrações financeiras. Neste exemplo, suponha que o banco tivesse US $ 680 milhões em empréstimos e US $ 70 milhões em títulos de investimento no balanço do ano passado e US $ 600 milhões em empréstimos e US $ 50 milhões em títulos no ano anterior. Acrescente US $ 680 milhões a US $ 70 milhões para obter US $ 750 milhões em ativos lucrativos totais no ano passado. Os ativos lucrativos do ano anterior foram de US $ 650 milhões.

Acrescente os ativos totais de ganhos de cada período e divida por 2 para determinar os ativos rentáveis ​​médios que o banco detinha durante o período. Neste exemplo, adicione US $ 750 milhões e US $ 650 milhões para obter US $ 1,4 bilhão. Divida US $ 1,4 bilhão em 2 para obter US $ 700 milhões em ativos de ganho médio.

Divida a receita líquida de juros do banco com seus ativos de ganho médio. Multiplique seu resultado por 100 para calcular sua margem de juros líquida como uma porcentagem. Concluindo o exemplo, divida US $ 20 milhões em US $ 700 milhões para obter 0,0286. Multiplique 0,0286 por 100 para uma margem de juros líquida de 2,86%.

Dica

Compare a margem líquida de juros de um banco com as de outros bancos para ver como ela se comporta em relação a seus concorrentes.

  • Aviso

margem de juros não garante um investimento rentável. Sempre revise os negócios de um banco e o risco de seus ativos antes de investir.