Como Calcular A Variação Líquida No Caixa De Uma Demonstração De Fluxo De Caixa

Autor: | Ultima Atualização:

A demonstração de fluxo de caixa da empresa mostra suas fontes e usos de caixa.

As empresas confiam em dinheiro para manter as rodas de suas operações girando . Eles usam dinheiro para folha de pagamento, compras de ativos e muitas outras finalidades. A variação líquida em dinheiro é o montante pelo qual o saldo de caixa de uma empresa aumenta ou diminui em um período contábil. Quando você possui ou considera a compra de ações de uma empresa, é importante monitorar sua mudança líquida em dinheiro para garantir que ela não se esgote. Você pode usar as informações das três seções da demonstração de fluxo de caixa de uma empresa para calcular sua alteração líquida em dinheiro. Idealmente, uma empresa aumentará seu saldo de caixa a cada período.

Encontre o fluxo de caixa líquido das operações na seção “atividades operacionais” da demonstração de fluxo de caixa. Esse valor representa o fluxo de caixa geral positivo ou negativo gerado pela empresa a partir de suas operações comerciais principais, como a venda de produtos e o pagamento de despesas. Um fluxo de caixa mostra valores negativos entre parênteses e valores positivos sem parênteses. Por exemplo, suponha que a demonstração de fluxo de caixa de uma empresa mostre US $ 70 milhões em fluxo de caixa das operações.

Identifique o fluxo de caixa líquido das atividades de investimento na seção “atividades de investimento”. O fluxo de caixa líquido desta seção é o fluxo de caixa global de compra e venda de ativos e investimentos de longo prazo. Quando uma empresa investe em ativos para expandir seus negócios, ela normalmente apresenta um fluxo de caixa líquido negativo proveniente de atividades de investimento. Neste exemplo, suponha que a empresa tenha - US $ 20 milhões em fluxo de caixa líquido de atividades de investimento.

Encontre o valor do fluxo de caixa líquido de atividades de financiamento na seção “atividades de financiamento”. Este montante revela o fluxo de caixa total da empresa de emissão e compra de ações e títulos próprios e do pagamento de dividendos. Neste exemplo, suponha que a empresa relate US $ 10 milhões em fluxo de caixa líquido das atividades de financiamento.

Adicione os fluxos de caixa líquidos de cada uma das três seções para calcular a variação líquida da empresa em dinheiro. Um resultado positivo representa um aumento em dinheiro, enquanto um número negativo representa uma diminuição. Concluindo o exemplo, adicione US $ 70 milhões, - US $ 20 milhões e US $ 10 milhões para obter uma alteração líquida de US $ 60 milhões em dinheiro. Isso significa que a empresa aumentou seu caixa em US $ 60 milhões durante o período.

Dicas

  • Você pode verificar seu resultado subtraindo o saldo de caixa inicial do saldo de caixa final listado na parte inferior da demonstração do fluxo de caixa. Por exemplo, se a empresa tivesse US $ 340 milhões e US $ 400 milhões em caixa no início e no final do período, respectivamente, a diferença de US $ 60 milhões corresponderia ao seu resultado.
  • Analise o fluxo de caixa líquido de cada seção da demonstração de fluxo de caixa. determinar as razões para um aumento ou diminuição em dinheiro. Uma empresa saudável deve gerar consistentemente a maior parte de seu caixa na seção de atividades operacionais.