Como Calcular Orçamento Mensal

Autor: | Ultima Atualização:

Ver o quadro geral de suas finanças o ajudará a priorizar

Calcular seu orçamento não é uma tarefa intimidadora se você simplificá-lo para registrar seus gastos, justapondo com sua renda e fazendo ajustes, para que você fique à vontade fazendo contribuições para sua conta poupança. Se você tiver em mente que seu orçamento está permitindo que você atinja suas metas financeiras, será mais fácil fazer ajustes em seu estilo de vida.

Anote seus gastos por uma semana. Você pode fazer isso carregando um caderno pequeno e anotando uma nota cada vez que gastar dinheiro (mesmo nas compras mais pequenas), ou segurando todos os recibos e registrando-os no final do dia. No final da semana, divida suas compras em categorias para entender melhor o destino de seu dinheiro. Suas categorias provavelmente incluirão mantimentos, refeições fora, entretenimento e transporte, e podem incluir categorias específicas para seu estilo de vida, como aulas ou atividades esportivas.

Crie uma projeção para seus gastos mensais com base em seu diário de uma semana. Adicione seus pagamentos mensais recorrentes, como cartão de crédito, telefone celular e contas de empréstimo, ao total. O total geral é a quantia de dinheiro que você gasta todo mês. No dia-a-dia, é difícil entender onde seu dinheiro está sendo alocado, então, ver o quadro geral é útil para entender onde você está gastando demais.

Compare seu total geral com a quantidade de renda que você traga a cada mês. Você deve ter o suficiente para se sentir à vontade, contribuindo com pelo menos 10% de sua renda para a poupança a cada mês, sem se sentir pressionado. Se você percebeu que começa a ficar nervoso até o final do seu período de pagamento, poderá ver por que, com base nessa comparação.

Encontre maneiras de ajustar seus gastos para economizar mais. Áreas comuns para reduzir a comer fora e entretenimento. Tenha em mente que ajustar seus gastos não significa cortar completamente suas coisas favoritas. Por exemplo, em vez de almoçar fora todos os dias, faça dele um tratamento semanal. Considere tomar o transporte público em vez de dirigir. Os benefícios vão além de poupar dinheiro: as escolhas frugais são frequentemente mais saudáveis ​​ou melhores para o ambiente.