Como Calcular Juros Em Uma Nota Promissória

Autor: | Ultima Atualização:

Uma nota promissória é uma documentação escrita de uma dívida

Uma nota promissória é uma promessa feita por escrito para pagar uma dívida. A nota em si tem os termos de reembolso, incluindo o total devido, taxa de juros e data de vencimento ou cronograma de pagamento. As notas promissórias são geralmente usadas para dívidas não garantidas pela propriedade do mutuário, como empréstimos pessoais e, às vezes, por investidores que emprestam dinheiro a uma empresa. Se você tiver uma nota promissória, precisará fazer algumas contas para calcular os juros devidos.

Revise a nota promissória. Anote o valor do principal, a duração do empréstimo e a taxa de juros. A taxa de juros da nota deve refletir a taxa para um ano inteiro.

Multiplique o total devido pela taxa de juros se a dívida estiver sendo paga em um ano. Por exemplo, uma dívida de US $ 3.000 com uma taxa de juros de 11% com vencimento em um ano teria juros de US $ 330.

Calcule o número para o número de dias se a duração do empréstimo for menor que um ano. Divida o número de dias da duração do empréstimo por 365. Por exemplo, se o empréstimo for por 90 dias, divida 90 por 365, dando-lhe 0,25.

Multiplique o total devido pela taxa de juros. Multiplique o resultado pelo número de dias para obter o interesse. Por exemplo, para uma dívida de US $ 3.000 com uma taxa de juros de 11% devida em 60 dias, você primeiro multiplicaria US $ 3.000 por 11%, dando-lhe US $ 330, o que representa o juro de um ano inteiro. Multiplique 330 por 0,25 para obter o interesse por 60 dias, que é de US $ 82,50.

Dica

  • Os bancos às vezes usam 360 dias em vez de 365 dias para cálculos de juros para definir cada mês em até 30 dias.

Aviso

  • Se o prazo do empréstimo for de meses e não de dias, como dois meses, você terá que verificar o número de dias em cada mês para obter um número exato para o seu cálculo.