Como Calcular A Taxa De Crescimento Em Dividendos

Autor: | Ultima Atualização:

Gastar dividendos crescentes livremente ou usá-los para comprar mais ações.

Os investidores em dividendos geralmente vêem um histórico de dividendos crescentes como um sinal positivo para uma ação. Como uma redução de dividendos pode prejudicar o preço das ações de uma empresa, uma empresa normalmente aumenta seus dividendos somente quando espera manter o maior pagamento. Quando você possui ou considera comprar uma ação pagadora de dividendos, calcule sua taxa de crescimento de dividendos para avaliar o crescimento potencial de dividendos futuros. Essa taxa é a porcentagem média que a empresa aumentou seu dividendo anualmente durante um período de tempo histórico. Uma forte taxa de crescimento de dividendos não garante um investimento lucrativo, mas dá uma idéia do histórico da empresa.

Visite qualquer site financeiro que forneça cotações de ações. Digite o símbolo ou o nome da empresa na caixa apropriada e clique no botão adjacente para abrir sua cotação.

Clique em “Histórico de dividendos” ou em um link semelhante para exibir os pagamentos de dividendos passados ​​da ação. Se um site não tiver uma seção de histórico de dividendos, ele poderá informar os pagamentos de dividendos anteriores na seção de preços históricos.

Encontre os pagamentos de dividendos das ações no início e no fim do período para o qual deseja calcular a taxa de crescimento de dividendos . Este período pode ser qualquer período de tempo, como três anos ou 10 anos, mas deve terminar com o pagamento de dividendos mais recente. Por exemplo, suponha que você queira calcular a taxa de crescimento de dividendos nos últimos três anos. Suponha que a ação tenha pago um dividendo trimestral de 20 centavos três anos atrás e pago um dividendo de 30 centavos no último trimestre.

Divida o dividendo no final do período pelo dividendo inicial. Neste exemplo, divida 30 centavos por 20 centavos, ou US $ 0,30 por US $ 0,20, para obter 1,5.

Tome a enésima raiz do seu resultado, onde N representa o número de anos do período de crescimento. Neste exemplo, pegue a terceira raiz de 1,5 para obter 1,145.

Subtraia 1 do seu resultado e multiplique esse resultado por 100 para calcular a taxa de crescimento como uma porcentagem. Concluindo o exemplo, subtraia 1 de 1.145 para obter 0.145. Multiplique 0,145 por 100 para obter uma taxa de crescimento de 14,5 por cento. Isso significa que a empresa aumentou seu dividendo em média 14,5% ao ano nos últimos três anos.

Dicas

  • Compare a taxa de crescimento de dividendos de uma ação com as de outras ações de sua indústria para ver como ela se compara a seus pares
  • Sempre analise as perspectivas financeiras e futuras de uma empresa ao avaliar sua capacidade de pagar dividendos futuros. Uma empresa não é obrigada a pagar dividendos e pode reduzi-los ou suspendê-los a qualquer momento.