Como Calcular O Retorno Esperado Usando O Excel

Autor: | Ultima Atualização:

O cálculo do retorno esperado permite definir um padrão para justificar o investimento em um estoque

Ao considerar um investimento em ações, é importante fazer sua lição de casa. Entre as coisas a considerar, como qualidade da gestão, ganhos, perspectivas de negócios e desempenho financeiro passado, você precisa definir um retorno esperado para o seu investimento. Embora isso não garanta necessariamente que o estoque tenha o desempenho esperado, ele define uma barra que ajuda a determinar se um investimento vale a pena. O retorno esperado é a distribuição de probabilidade média de possíveis retornos. Os investidores, mesmo no mesmo estoque, atribuem retornos esperados diferentes com base em suposições individuais sobre risco.

Abra uma nova planilha. Label Cell A1 "Probabilidades". Estas são as várias probabilidades que você atribuirá sob diferentes cenários de investimento

Atribua probabilidades começando na coluna B na célula B1. O número de probabilidades atribuídas corresponderá às colunas subsequentes. Por exemplo, se você atribuir duas probabilidades adicionais, terá que inseri-las nas células C1 e D1. Não importa quantas probabilidades você atribua ao seu investimento, elas devem somar 100%. Por exemplo, se você atribuir quatro probabilidades de 40%, 30%, 25% e 5%, essas porcentagens devem aparecer nas células B1 a E1

Insira o rótulo "Resultado" na célula A2 para refletir o resultado de retorno esperado. Insira na célula B2 e nas células subsequentes os resultados esperados que correspondem às probabilidades atribuídas ao investimento. Por exemplo, se você espera que a ação tenha 40% de chance de gerar um retorno de 20%, insira 20% na coluna de 40% da célula B2. Digite os retornos esperados para as outras probabilidades. Por exemplo, se você espera uma chance de 30% de um retorno de 15%, insira 15% na célula C2 na coluna de 30%. Para continuar com o exemplo, insira retornos esperados de 10% na célula D2 e ​​negativos de 10% na célula E2.

Crie outra etiqueta em A3 chamada "retorno esperado". Crie uma fórmula que multiplique B1 por B2 para obter o retorno esperado sob os diferentes resultados de retorno na célula B3. Você pode fazer isso de duas maneiras. A primeira maneira é digitar a fórmula diretamente na célula B3 digitando "= B1 * B2". O segundo método é inserir o sinal de igual e destacar a célula B1, depois inserir o sinal de multiplicação e destacar a célula B2. Continuando com o exemplo, o resultado na célula B3 é 8%, ou 40% multiplicado por 20%. Arraste a fórmula da célula B3 até as células C3 a E3 para calcular o retorno esperado para os outros cenários de retorno.

Adicione os retornos esperados sob os diferentes resultados para obter o retorno total esperado para o investimento. Continuando com o exemplo, adicione as células B3 a E3 na célula F3. O resultado é um retorno esperado de 14,5 por cento.

Dica

  • Você pode criar rótulos para o retorno esperado de cada investimento em ações, como o nome da empresa, seu símbolo ou outro identificador.

Aviso

  • Mesmo que você calcule o retorno esperado, não há garantia de que será o retorno real.