Como Calcular A Taxa De Crescimento De Eps

Autor: | Ultima Atualização:

Aumentar EPS leva a preços de ações mais altos.

Lucro por ação (EPS) é uma métrica financeira usada pelos investidores para medir quanto lucro uma empresa está fazendo por ação de ações ordinárias em circulação, depois de levar em consideração a quantidade de dividendos de ações preferenciais pagos durante o ano. Você também pode usar alterações no EPS ao longo do tempo para determinar a rapidez com que o EPS está mudando e se a empresa está se tornando mais lucrativa ou menos lucrativa para os acionistas. Ao calcular a alteração no EPS como uma taxa em vez de um número bruto, é possível comparar empresas de tamanhos diferentes

Calculando a taxa de crescimento de EPS

Depois de saber como calcular o EPS de uma empresa, calcule o EPS taxa de crescimento. Primeiro, subtraia o EPS inicial do EPS final. Segundo, divida a mudança no EPS pelo EPS inicial. Por fim, multiplique o resultado por 100 para calcular a taxa de crescimento de EPS como uma porcentagem.

Por exemplo, digamos que você queira calcular a taxa de crescimento de EPS de uma empresa no ano passado. O EPS há um ano foi de US $ 2,00 por ação e hoje é de US $ 2,08 por ação. Subtrair US $ 2,00 de US $ 2,08 para encontrar o EPS aumentou em US $ 0,08 no ano passado. Em seguida, divida US $ 0,08 por US $ 2,00 para obter 0,04. Por fim, multiplique 0,04 por 100 para determinar que a taxa de crescimento do EPS no ano passado é de 4%.

A taxa de crescimento do EPS também pode ser negativa. Por exemplo, se o EPS de um ano atrás era de US $ 2,00 e agora é de apenas US $ 1,92, subtraia US $ 2,00 de US $ 1,92 para obter US $ 0,08 negativos. Divida $ 0,08 negativo por $ 2,00 para obter 0,04 negativo. Por fim, multiplique 0,04 negativo por 100 para determinar que a taxa de crescimento de EPS é negativa em 4%.

Importância do EPS em Investir

Reduzir os lucros da empresa para um nível por ação é particularmente útil ao decidir comprar uma ação a um preço específico, porque permite que você veja quanto lucro a empresa ganhou no passado por cada ação em circulação. Por exemplo, a empresa A e a empresa B estão vendendo pelo mesmo preço por ação. Se a Empresa A tiver US $ 10 bilhões de lucro líquido e a Companhia B tiver US $ 5 bilhões de lucro líquido, a Empresa A pode parecer o melhor investimento. No entanto, se a Empresa A tiver 10 milhões de ações em circulação e a Empresa B tiver 1 milhão de ações em circulação, a Empresa B terá o maior lucro por ação do que as ações da Companhia A.