Como Calcular A Covariância Das Ações

Autor: | Ultima Atualização:

Conhecer a covariância dos estoques ajuda a construir um portfólio melhor.

A covariância de duas variáveis ​​indica a probabilidade de aumentar ou diminuir simultaneamente. Uma covariância alta e positiva entre dois estoques significa que, quando o preço de um sobe, o do outro também. Um alto valor negativo significa que quando um estoque avança, o outro geralmente recua. Se o valor estiver próximo de zero, com um sinal positivo ou negativo, os dois estoques agem na maior parte independentemente.

Cronograma de tempo

Antes de começar a calcular a covariância, é necessário decidir qual conjunto de dados usar. Em outras palavras, quais duas ações você usará e até onde seus dados vão? Se calcular a figura à mão, quanto mais você recuar, mais tedioso será o cálculo. No entanto, uma planilha não terá problemas para lidar com dados de até décadas. Geralmente, dados cobrindo meio ano serão suficientes para se chegar a uma covariância realista, se você estiver trabalhando com os preços das ações diárias. Se usar os preços das ações de fim de semana ou de fim de mês, você deve voltar pelo menos um ano, já que terá menos preços para trabalhar por mês.

Calculando a média e o desvio

Depois de decidir quais ações usar e quanto tempo você irá, comece calculando o preço médio de cada ação durante o período de tempo. Digamos que seus dados cubram 200 dias úteis para Stock A e Stock B. Some todos os preços de Stock A e divida o resultado por 200; repita o procedimento para o Stock B. Os resultados são suas médias ou, em termos estatísticos, os meios. Agora subtraia o preço da ação de cada dia do preço médio dessa ação para encontrar o desvio diário. se, por exemplo, o preço médio da Ação A for $ 11,50, e os preços dos primeiros três dias forem $ 11, $ 11,20 e $ 11,40 respectivamente, os desvios diários são 0,5, 0,3 e 0,1, respectivamente. Repita o processo para o Estoque B.

Encontrando a Covariância

Agora você terá dois conjuntos de dados: o desvio diário do Estoque A do preço médio do Estoque A; e a variação diária do Estoque B de seu preço médio. Para cada dia em seu conjunto de dados, multiplique o desvio do Estoque A pelo desvio do Estoque B. Você terminará com tantos resultados quantos forem os dias no seu conjunto de dados; Neste exemplo, você terá 200 números. Adicione esses números e divida-os pelo número de dias no seu conjunto. Em outras palavras, calcule a média dos resultados que você encontrou multiplicando os desvios. Esta é a sua covariância.

Calcuation in Spreadsheet

Se você tiver acesso a um software de planilha, como o Microsoft Excel, insira os preços diários dos dois estoques em colunas adjacentes. Se estiver usando o Microsoft Excel, em uma célula vazia, digite "= COVAR" e abra um parêntese. Digite o endereço da primeira célula, seguido de dois pontos e o endereço da última célula para os dados de preço da Ação A. Coloque uma vírgula e digite os endereços da primeira e última células em que os dados de preço do Stock B estão localizados. Portanto, se os preços do Estoque A estiverem localizados nas células C5 a C204 e os preços do Estoque B estiverem nas células D5 a D204, sua fórmula será: = COVAR (C5: C204, D5: D204). Pressione "Enter" para exibir a covariância.