Como Calcular Uma Mudança No Retorno Sobre O Patrimônio

Autor: | Ultima Atualização:

O retorno sobre o patrimônio líquido é atraente para os investidores.

O retorno sobre o patrimônio mede o lucro que uma empresa está fazendo como uma porcentagem do patrimônio investido a empresa. Por exemplo, uma empresa que faz um lucro de US $ 50.000 com apenas US $ 200.000 em ações tem um retorno sobre o patrimônio muito maior do que uma empresa com o mesmo lucro, mas com US $ 5 milhões em ações. Com o tempo, o retorno sobre o patrimônio provavelmente mudará. Você pode medir a mudança no retorno sobre o patrimônio como apenas a diferença simples entre os dois números ou como uma alteração percentual. Usar a alteração percentual permite comparar melhor o aumento ou a redução em várias empresas. Por exemplo, se o retorno sobre o patrimônio aumentou em 2 pontos percentuais, esse não é um negócio tão grande para uma empresa que já tenha um retorno sobre o patrimônio de 20% quanto para uma empresa que já estava retornando 1%.

Subtrair a inicial retorno sobre o patrimônio do retorno atual sobre o patrimônio líquido. Por exemplo, digamos que você queira comparar o retorno sobre o patrimônio da sua empresa de cinco anos atrás ao retorno sobre o patrimônio líquido este ano. Se o retorno sobre o patrimônio líquido era de 2,3% há cinco anos e 13,5% agora, subtraia 2,3 de 13,5 para descobrir que a diferença no retorno sobre o patrimônio aumentou 12,2 pontos percentuais.

Divida a diferença pelo retorno inicial sobre o patrimônio líquido. Para este exemplo, divida 12,2 por cento por 2,3 por cento para obter 5,30.

Multiplique o resultado por 100 para encontrar a mudança no retorno sobre o patrimônio como uma porcentagem. Neste exemplo, multiplique 5,30 por 100 para obter uma alteração no retorno sobre o patrimônio líquido de 530%. Isso significa que seu retorno atual sobre o patrimônio é 5,3 vezes maior do que era há cinco anos.