Como Calcular O Patrimônio Inicial Do Acionista

Autor: | Ultima Atualização:

A demonstração do patrimônio líquido também é conhecida como a declaração de alterações no patrimônio líquido.

O patrimônio líquido mostra a participação dos acionistas em uma empresa. Se você conhece o patrimônio líquido inicial e final de uma empresa para o ano, pode dizer se o valor da empresa está aumentando ou diminuindo, o que é uma informação crucial para tomar decisões de investimento informadas. Para calcular o patrimônio acionário inicial de uma empresa, você deve conhecer o patrimônio líquido da empresa, o lucro líquido (ou prejuízo líquido), o valor de quaisquer dividendos de ações preferenciais pagos, o valor de quaisquer dividendos ordinários pagos, o ganho ou perda do ajuste de conversão cambial. e a quantidade de ações emitidas no patrimônio líquido da empresa.

Obtenha uma cópia da declaração do patrimônio líquido da empresa para o período de tempo em questão. Todas as empresas de capital aberto devem apresentar suas demonstrações financeiras auditadas, que incluem uma demonstração do patrimônio líquido, tanto na forma trimestral (Formulário 10-Q) como anual (Formulário 10-K), com a Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA. . Você pode usar o Sistema EDGAR de Próxima Geração no site da SEC para procurar documentos da empresa Formulário 10-K ou Formulário 10-Q SEC de 1994. Se você quiser saber o patrimônio líquido inicial de uma empresa a partir de apenas um trimestre período, procure pelo formulário 10-Q da empresa; Se você deseja conhecer o patrimônio de acionista iniciante de uma empresa por um ano, pesquise pelo Formulário 10-K da empresa

Encontre o patrimônio líquido da empresa, o lucro líquido (ou prejuízo líquido), valor de quaisquer dividendos de ações preferenciais pago, valor de quaisquer dividendos de ações ordinárias pagos, ganho ou perda de ajuste de conversão de moeda estrangeira e quantidade de ações emitidas na demonstração do patrimônio líquido da empresa pelo período de tempo em questão. Todos esses valores são listados como itens de linha separados na demonstração do patrimônio líquido da empresa. Por exemplo, suponha que no Ano Y, a Empresa X tivesse um patrimônio líquido final de US $ 350.000, um lucro líquido de US $ 50.000, pagasse US $ 300 em dividendos de ações preferenciais, pagasse US $ 19.000 em dividendos ordinários, emitisse US $ 8.500 em ações ordinárias e tivesse uma moeda estrangeira. ganho de ajuste de conversão de US $ 1.700.

Subtrair o lucro líquido do patrimônio líquido do acionista final. Por exemplo, subtraia $ 50.000 de $ 350.000 para obter $ 300.000.

Adicione o valor de quaisquer dividendos de ações preferenciais pagos e o valor de quaisquer dividendos de ações ordinárias pagos ao resultado. Esses dois valores são listados como itens de linha no patrimônio líquido da empresa. Por exemplo, adicione US $ 300, US $ 19.000 e US $ 300.000 para obter US $ 319.300.

Subtraia o valor das ações ordinárias emitidas pela empresa (esse valor é incluído como um item de linha no patrimônio da empresa) do resultado. Por exemplo, subtraia US $ 8.500 de US $ 319.300 para obter US $ 310.800.

Subtraia quaisquer ganhos de ajuste de conversão de moeda estrangeira (esse valor é listado como um item de linha no patrimônio da empresa) para obter o valor inicial do patrimônio líquido. Ou, se houver uma perda de ajuste de conversão de moeda (esse valor é listado como um item de linha no patrimônio líquido da empresa), acrescente a perda ao resultado para obter o valor inicial do patrimônio líquido. Por exemplo, subtraia US $ 1.700 de US $ 310.800 para obter US $ 309.100.

Itens que você precisará

  • Demonstração da empresa do patrimônio líquido
  • Calculadora

Dica

  • Se você não puder encontrar a declaração da empresa sobre o patrimônio da SEC Sistema EDGAR, entre em contato com o departamento de relações com investidores da empresa e solicite a declaração.