Como Orçamentar Se Você Tem Mais Dinheiro Do Que Está Levando Para Casa

Autor: | Ultima Atualização:

O orçamento ajuda você a tomar decisões inteligentes com seu dinheiro.

É fácil acompanhar gastos quando você tem apenas algumas despesas cada mês. À medida que suas despesas crescem, no entanto, torna-se muito mais difícil. Se você não for cuidadoso sobre como usar cartões de crédito, ou se pedir emprestado para financiar grandes compras, você pode acabar em uma situação em que você deve mais do que ganha todos os meses. Quando isso acontecer, sente-se e faça uma análise formal de suas receitas e despesas

Liste a quantia de dinheiro que você gasta durante o mês para todas as compras e despesas. Alguns desses itens são fáceis de identificar: seu aluguel ou hipoteca, faturas de cartão de crédito, pagamento de carro, conta de luz, conta de telefone, conta de cabo, gasolina e compras de mercearia. Outras despesas podem ser mais difíceis de identificar, como o dinheiro que você gasta para jantar ou beber. Se você não tiver certeza do valor gasto mensalmente, guarde todos os seus recibos e faça uma lista de tudo que passa por dia durante um mês.

Agrupe suas compras e despesas em duas categorias - essenciais e não essenciais. Itens essenciais são aqueles que devem ser pagos, como moradia, serviços públicos, seguro de carro e seguro de saúde. Alimentos adquiridos na mercearia são considerados essenciais, enquanto as compras de lanche no trabalho não são essenciais. Muitas despesas com roupas e entretenimento também não são essenciais.

Classifique os itens na categoria não essencial e desnecessária de acordo com a importância que você atribui a eles.

Faça uma lista do dinheiro que você leva para casa a cada mês. todas as fontes de renda. Totalize sua renda e veja se cobre seus artigos essenciais. Se assim for, então use o dinheiro que sobra para pagar a dívida do cartão de crédito. Elimine todas as outras despesas, mesmo que isso signifique que você não pode encontrar amigos por algum tempo, tirar férias ou comprar roupas novas. Se a sua renda não cobrir suas despesas essenciais, veja se há áreas que você pode reduzir, como usar cupons para economizar dinheiro em compras ou caronas para trabalhar e economizar dinheiro em combustível. Se você ainda estiver aquém, talvez seja necessário encontrar fontes adicionais de renda.

Faça uma lista de novas fontes de renda possível a cada mês. Isso pode incluir assumir um segundo emprego e / ou pedir um aumento no seu trabalho principal. Procure oportunidades que ajudem familiares ou vizinhos a realizar tarefas normalmente alugadas a outras pessoas. Estime a quantidade de renda possível a partir dessas fontes.

Localize um segundo emprego ou trabalho de meio período para complementar sua renda. Coloque o dinheiro deste emprego diretamente em seu fundo de despesas essenciais para o mês

Faça uma lista de itens que você possui e que raramente ou nunca usa e tem valor em dinheiro. Essa lista pode incluir uma bicicleta que você nunca dirige, joias não usadas, equipamentos esportivos ou itens que você coletou. Cartões de esportes, quadrinhos, discos de vinil e brinquedos podem trazer dinheiro significativo em alguns mercados.

Pesquise a receita potencial vendendo seus itens e coloque os itens à venda no Craigslist, eBay ou através de uma venda de garagem em sua casa. Aplica dinheiro da venda desses itens diretamente para a dívida de cartão de crédito e seus empréstimos com as taxas de juros mais altas. Se você não tiver esse tipo de dívida, use o dinheiro para despesas mensais necessárias.

Dica

  • Em alguns casos, talvez seja necessário fazer grandes alterações para atender ao seu orçamento. Por exemplo, se o seu aluguel for muito alto, considere morar com amigos ou familiares por algum tempo. Reduções na categoria essencial, mesmo quando temporárias, ajudam a equalizar o fluxo de caixa dentro e fora de sua conta bancária.