Como Ser Repórter Itinerante

Autor: | Ultima Atualização:

Os repórteres freelancers costumam ter habilidades em fotografia e videografia, bem como em redação

Quer trabalhem para uma grande mídia ou como freelancers, os repórteres são responsáveis ​​por reunir histórias e reportá-las ao público. Um "repórter itinerante" pode ser um repórter de tarefas gerais de um jornal ou emissora de TV, ou um jornalista freelancer que reúne histórias e as divulga por meio de vários canais públicos. Se você vir essa carreira em seu futuro, prepare-se para o sucesso dando alguns passos importantes na carreira.

Inscreva-se em um programa de faculdade ou universidade e especialização em jornalismo, relações públicas, comunicações, jornalismo, inglês ou outra disciplina que promove habilidades de comunicação. Esses cursos ajudarão você a aprender como localizar fontes, investigar histórias e encontrar as pessoas que fornecerão as informações necessárias para contar histórias informativas. Ao analisar seu programa educacional, decida se deseja se concentrar em mídia impressa, de transmissão ou digital - ou se você seguirá uma carreira em várias plataformas. No mundo da mídia digital, você deve ter habilidades em tantas disciplinas quanto possível - e ter habilidades em fotografia, videografia e web design.

Escolha um nicho. Embora você possa estar interessado em ser um repórter de tarefas gerais, é uma boa ideia adquirir conhecimentos em alguns assuntos importantes sobre os quais você pode falar com inteligência. Se você tem interesses específicos, como política, geografia, cultura, moda ou fitness, esses podem ser bons lugares para começar. Juntamente com seus cursos de comunicação, faça cursos em assuntos nos quais você está interessado. Aprofunde-se no assunto lendo livros e revistas especializadas, participando de palestras, seguindo fóruns on-line e juntando-se a associações de rede nas áreas de interesse desejadas.

Ofereça-se para escrever freelance no jornal da sua escola, revista escolar ou emissora de TV da escola. Muitas vezes, parte da faculdade é um treinamento no local de trabalho, e os meios de comunicação no local são uma ótima maneira de obter alguma experiência real. Em alguns casos, jornais e revistas escolares até pagam vagas abertas para estudantes.

Busque estágios em agências de notícias que tenham repórteres itinerantes ou repórteres de missões gerais. Se você quer se tornar um, você precisa saber o máximo possível sobre o que essas pessoas fazem. Converse com seu orientador acadêmico sobre como ajudá-lo a identificar possíveis estágios. Mesmo se você não conseguir um estágio diretamente como repórter itinerante em uma agência de notícias, ser estagiário na mesma empresa significa que você pode ter a oportunidade de conhecer outros repórteres e fazer perguntas sobre como proceder na carreira desejada.

Elabore idéias de histórias em seus campos de especialização e aborde os meios de comunicação com "arremessos". Use recursos como "Mercado de escritores" ou pesquisas on-line para encontrar sites, jornais, revistas e mídias digitais que enfoquem suas áreas de assunto e, em seguida, escreva cartas de consulta aos editores, pedindo que publiquem suas histórias. No mundo da mídia do século 21, você pode descobrir que os editores querem ver o artigo inteiro antes de concordar em publicá-lo. Se você encontrar sucesso e começar a ser publicado regularmente, você pode achar que pode se tornar um repórter itinerante por ser um escritor freelancer em sua área de especialização. A outra opção é encontrar uma agência de notícias que esteja contratando repórteres.

Candidate-se a cargos de repórter de nível geral e iniciantes em vários meios de comunicação. Em alguns meios de comunicação, o "repórter itinerante" é uma espécie de posição despreocupada, na qual o repórter acha divertidas as histórias de interesse geral - embora você tenha que trabalhar para subir na hierarquia de uma posição de escritor de nível básico para conseguir isso. trabalho. Em outros meios de comunicação, "repórter itinerante" é outro nome para um "GA" ou repórter de missão geral, que cobre histórias sobre vários tópicos à medida que as notícias surgem. Quando você se inscrever para esses trabalhos, sua formação, estágios e amostras de trabalho ajudarão a mostrar que você está qualificado para o cargo.