Como Lidar Com Funcionários Com Roupas Inadequadas

Autor: | Ultima Atualização:

Roupas inadequadas podem distrair e diminuir a produtividade do escritório.

Quando um funcionário se veste inadequadamente - usando roupas reveladoras, exibindo tatuagens ou piercings ou usando algo igualmente chocante - cabe aos gerentes da empresa ou funcionários de recursos humanos abordar o problema. Pode ser uma conversa desconfortável, mas é importante fazê-lo para manter o profissionalismo no local de trabalho.

Estabeleça um código de vestimenta claro para o seu local de trabalho, caso sua empresa ainda não tenha um no lugar. Os códigos de vestimenta podem variar dependendo da empresa, mas normalmente, as políticas da empresa incluem uma seção "vestuário adequado", detalhando o que os funcionários devem usar em várias situações, bem como uma seção de "vestimentas inapropriadas". Também está incluído em muitas políticas um conjunto de consequências para quando um funcionário não segue o código de vestuário; por exemplo, poderia começar com um aviso verbal para a primeira ofensa. Na segunda infração, o empregado pode ser mandado para casa e, na terceira infração, o empregado pode ser suspenso ou demitido. Colabore com os gerentes para desenvolver sua política e, em seguida, peça informações aos funcionários para que eles se sintam informados sobre o que está OK e o que não está, e possam adicionar outros requisitos. Depois de criar a política, publique-a no manual do funcionário e em uma área pública do local de trabalho. Se você já tiver uma política em vigor, revise-a para estar familiarizado com as regras.

Envie um e-mail ou uma mensagem para o funcionário, pedindo a ela para participar de uma reunião privada e mantenha uma cópia da solicitação de seus registros. Se houver outros gerentes com quem você trabalha e que supervisionam o mesmo funcionário, peça-lhes que participem. Seja discreto ao pedir a reunião; mantenha a reunião privada entre você e as outras pessoas que estarão presentes. Não fofoque sobre a reunião com outros gerentes ou funcionários.

Imprima uma cópia da política de código de vestimenta para tê-la em mãos durante a reunião. Se você desenvolveu a política para incluir uma advertência por escrito para a primeira ofensa, digite e imprima a advertência por escrito, informando as maneiras específicas pelas quais o funcionário violou o código de vestuário.

Mantenha-se positivo durante a reunião com o funcionário, informando que você valoriza suas contribuições para a empresa e que deseja que ela tenha sucesso. Em seguida, analise a política e cite exemplos específicos de como o funcionário violou a política. Entregue-lhe o aviso por escrito, se for o caso. Permita que o funcionário responda ao seu aviso e não se surpreenda se a reunião se tornar emocional. No final da reunião, lembre a próxima etapa do processo de reclamação, para que ela saiba o que acontecerá na próxima vez que ela violar o código de vestuário.

Informe ao seu supervisor ou aos funcionários de recursos humanos. seguindo a reunião, detalhando os tópicos de conversação e quaisquer outros detalhes que você acha que os policiais precisam saber. Oficiais de recursos humanos podem pedir-lhe para fornecer documentação, como notas de reuniões ou uma cópia do seu aviso por escrito para colocar no arquivo do empregado

Dica

  • Se o empregado continua a ignorar o código de vestimenta, certifique-se de seguir a empresa política para a próxima etapa e sempre mantenha seus supervisores informados sobre como você está lidando com o problema.