Como O Agachamento Afeta O Corpo

Autor: | Ultima Atualização:

Realizado adequadamente, o agachamento é seguro e útil para aumentar o poder das pernas.

Quando seu objetivo é trabalhar os principais grupos musculares da parte inferior do corpo, você pode atingi-los Tudo em um tiro quando você adiciona o agachamento à sua rotina de perna. Se a sua hesitação em incluí-los em seu treino deriva de comentários negativos que você ouviu sobre o agachamento, relaxe e reconsidere. Como Rob Wagner, do US Powerlifting, aponta, qualquer treinamento com pesos que você faça é seguro e benéfico se for feito corretamente.

Efeitos Positivos

O agachamento é um exercício eficiente para construir músculos e força na parte inferior do corpo. Um agachamento começa com as coxas com a maior parte do esforço inicial. Quando você afunda no agachamento, o estresse se move primeiro para os tendões e vai parar nos glúteos ao chegar ao final do movimento. Portanto, agachar corretamente pode promover melhora em cada um desses grupos musculares. De acordo com o ExRx.net, além de aumentar o poder das pernas, os exercícios de agachamento também podem diminuir a lesão no joelho, pois fortalecem os músculos que sustentam os joelhos.

Negativos

Os agachamentos de má reputação podem se basear , mas essa reputação não é inteiramente justificada. Uma declaração de posição da National Strength and Conditioning Association (Associação Nacional de Força e Condicionamento) diz que os relatos de lesões altas podem ser baseados em amostras tendenciosas e que as lesões relatadas podem ter resultado de outros problemas além do próprio exercício. Possíveis causas de lesão incluem técnica inadequada, condições pré-existentes e treinamento excessivo. Lesões no joelho são a queixa mais comum como resultado de agachamento inadequado. Lesões na parte inferior das costas também podem ocorrer se você se dobrar na cintura durante um agachamento sem manter as costas retas.

Cop a Proper Squat

Colete todos os efeitos positivos do agachamento e evite todos os negativos executando o exercício corretamente. Ao instruir os clientes sobre a técnica adequada para um agachamento seguro, o personal trainer Matt Siaperas, da Hardbodies Gym em Idaho, começa colocando a barra sobre a parte de trás de seus ombros e segurando-a em um grande abraço, as palmas das mãos viradas para fora. Levante a barra do rack e dê alguns passos para trás, colocando os pés em uma posição na largura dos ombros. Dobrando os quadris para trás enquanto inclina os joelhos para frente, comece a abaixar-se como se fosse sentar-se na beira de um banco. Mantenha as costas retas e os joelhos sobre os pés. Mova-se para baixo até as coxas ficarem paralelas ao chão, depois estenda os joelhos e estique os quadris para voltar à posição inicial.

Variações no agachamento

Há um punhado de exercícios que são essencialmente agachamentos, mas têm variações na técnica ou no equipamento utilizado. A Siaperas recomenda a máquina de agachamento hack ou a máquina Smith aos seus clientes iniciantes, pois o uso desses equipamentos ajuda a garantir a forma adequada. Para outros agachamentos de peso livre, experimente um agachamento no qual você segura uma barra em um grande punho acima e ligeiramente atrás da cabeça com os cotovelos retos, mas não travados. Com os dedos dos pés e os joelhos para frente, dobre os joelhos e os quadris até que você esteja em uma posição de cócoras profundas com as coxas logo após uma posição paralela ao chão. Estenda os joelhos e quadris para retornar à posição inicial em pé. Outra variação do agachamento é o agachamento dividido em barra que começa muito parecido com um agachamento básico com barra, mas em vez de ficar de pé com os pés em uma posição larga, você coloca um pé à frente de você e o outro atrás. Isso o posiciona para executar uma investida enquanto você dobra os joelhos e desce até que o joelho traseiro quase toque o chão antes de retornar à posição inicial de pé.