Quão Inteligentes São Os Papagaios?

Autor: | Ultima Atualização:

As araras exibem algumas das penas mais vistosas.

Coloridas e inteligentes, os papagaios são valorizados por suas personalidades e capacidade fascinante de falar. Nativos de regiões tropicais e subtropicais, papagaios são sociais e interativos com seus humanos e podem ser mais inteligentes do que você pensa.

O tamanho não importa

Embora pequeno quando comparado a mamíferos inteligentes como macacos, elefantes e golfinhos, O cérebro do papagaio é altamente desenvolvido e eficiente. Navegação de vôo, linguagem, relações sociais, resolução de problemas e adaptabilidade são habilidades que todos os papagaios possuem dentro de seu pequeno mas poderoso cérebro aviário

Bird Brain

Alex era um papagaio cinzento africano que estudou extensivamente o psicólogo animal Dr Irene Pepperberg. Com um vocabulário de cerca de 100 palavras, Alex poderia rotular objetos e cores e tinha uma compreensão rudimentar de conceitos numéricos. Os experimentos do Dr. Pepperberg concluíram que Alex não estava apenas imitando a linguagem de rotina, mas que ele realmente entendia os conceitos e até criava algumas palavras próprias. Ela comparou a inteligência de Alex com a de uma criança humana de 5 anos de idade

Uso de ferramentas

A habilidade de usar ferramentas é freqüentemente considerada uma medida de inteligência em animais. A cacatua de palmeira, um papagaio nativo da Austrália, bate em uma árvore oca para mostrar a sua futura companheira que ele é dono de sua própria casa e ela pode se mudar. O bico de um papagaio é uma ferramenta eficaz por si só. Usando o bico, um papagaio pode descascar a casca de uma uva ou abrir nozes ou sementes. Na Austrália, cacatuas selvagens foram relatadas desmontando os parafusos das torres de microondas. Não se sabe se eles estão apenas se divertindo ou exercitando seus bicos.

Permanência de objetos

A permanência de objetos é a ideia de que objetos existem mesmo se você não puder vê-los. Os seres humanos não nascem com esse entendimento, mas desenvolvem-no aos 2 anos de idade. Um jovem papagaio chamado Griffin foi extensivamente testado para essa habilidade. Com a idade de 21 semanas, ele mostrou um entendimento de que um objeto removido de sua visão ainda estava lá, e por 52 semanas, ele era bastante adepto do "jogo shell", e poderia recuperar um item escondido em uma caixa, mesmo quando ele não viu o pesquisador colocá-lo lá!