Como Ajudar Um Amigo Com Necessidade Financeira

Autor: | Ultima Atualização:

Mantenha seu amigo envolvido em atividades durante tempos difíceis

Ajudar um amigo em necessidade financeira requer cuidado e julgamento, não importa suas boas intenções. Quer um amigo peça ajuda financeira ou o ofereça, o assunto pode complicar sua amizade. Seu amigo pode sentir culpa, ressentimento ou raiva quando estiver em uma situação de necessidade financeira. Quando você oferece ajuda financeira, isso o coloca em uma posição de ter a vantagem. Isso pode mudar seu relacionamento, criando percepções de fraqueza por parte do mutuário. Certifique-se de estar preparado financeira e emocionalmente antes de assumir um compromisso.

Aproximando-se de seu amigo

Muitas pessoas que passam por tempos difíceis se afastam do contato social por causa da crise em que estão, mesmo que seus problemas financeiros não sejam culpa seus próprios. Embora as recessões econômicas aumentem os casos de dificuldades em todos os níveis de renda, as pessoas com dificuldades financeiras ainda podem sentir que são julgadas negativamente devido à má administração de seu dinheiro. Ligue ou pare para conversar com seu amigo sempre que possível. Ouça quando seu amigo expressar preocupações sobre o estresse financeiro, que fornece suporte emocional. No entanto, não ofereça conselhos ou dinheiro, a menos que seu amigo o solicite.

É seu dinheiro

Se você está pensando em oferecer ajuda financeira ao seu amigo, pergunte a si mesmo se pode pagar como presente em vez de empréstimo. Sempre que você empresta dinheiro, sempre há a possibilidade de que você nunca mais o veja. Mesmo que sua amiga queira pagar de volta no futuro, sua situação financeira pode não permitir isso. Outras obrigações muitas vezes têm prioridade quando seu amigo se recupera de situações desafiadoras. Ofereça ajuda financeira apenas se puder pagar. Além disso, converse com seu consultor financeiro sobre as regulamentações fiscais relativas a presentes financeiros. Se for uma quantia especialmente grande de dinheiro, pode haver consequências fiscais.

Ajudando com Despesas

Outras maneiras de tornar mais fácil para seu amigo aceitar dinheiro incluem a oferta de pagar pelos serviços que a família precisa. Por exemplo, sua amiga ou alguém de sua família pode precisar de ajuda com despesas médicas ou dentárias que você pode cobrir. Dessa forma, você pelo menos saberá que o dinheiro está indo para algo específico. Se você possui um negócio e está contratando, você poderia oferecer emprego em período integral ou parcial para ajudar seu amigo, embora você queira ter certeza de que ela está qualificada e que ela entende que será tratada como qualquer outro funcionário. Se você tem espaço em sua casa, pode oferecer uma sala sem aluguel ou por uma pequena quantia.

Envolvendo-se

A ajuda financeira também consiste em ajudar de uma forma que não inclui dinheiro. Por exemplo, você poderia ajudar o amigo em casa com reparos, jardas e trabalhos domésticos necessários. Isto irá salvá-la de ter que pagar alguém para fazer o trabalho. Ofereça-se para pegar seus filhos na escola ou lidar com outras tarefas para que sua amiga possa concentrar mais sua atenção em conseguir suas finanças em ordem. Esses esforços economizam tempo e dinheiro para um amigo em necessidade. Se sua amiga precisar de alguém para cuidar de seus filhos enquanto ela estiver em entrevistas de emprego ou para preencher a papelada de assistência financeira, ofereça-se para cuidar deles. Convide a família do seu amigo para jantar mais vezes do que o habitual ou traga presentes de comidas e lanches. Cada pedacinho de ajuda pode fornecer medidas de economia de custos e apoio emocional para o seu amigo. Por fim, mantenha seu amigo conectado à comunidade. Dificuldades financeiras podem causar isolamento e constrangimento. Incentive seu amigo a acompanhá-lo a eventos sociais.