Como Um Empregador Deve Lidar Com A Difamação No Local De Trabalho?

Autor: | Ultima Atualização:

Os empregadores podem ser responsabilizados por calúnias se não tomarem medidas para pará-lo.

Boatos e fofocas são parte inevitável da vida no escritório, mas quando a informação que faz as rondas é falsa e prejudicial, pode qualificar-se como difamação e deve ser interrompida. Os empregadores enfrentam riscos de calúnia porque os empregados podem demandar por falta de proteção, particularmente se eles acreditam que estão sendo alvos devido a gênero, raça, idade ou orientação sexual.

Definição

A difamação é mais do que má imprensa; é uma declaração oral falsa legalmente punível que prejudica a reputação ou carreira de uma pessoa. A definição legal difere de um estado para outro, mas geralmente o perpetrador deve ter intenção maliciosa ou deve ter espalhado a falsidade por alguma forma de negligência. Brincadeiras, xingamentos e comentários maliciosos são inapropriados, mas não chegam ao nível da calúnia. Os rumores podem constituir calúnia, mas apenas se forem falsos e sérios o suficiente para causar danos. Por exemplo, "Jane está roubando dinheiro da gaveta do caixa", se falso for qualificativo de calúnia, mas "o marido de Jane é podre de rico", não é calúnia, mesmo que não seja verdade.

Coleta de Provas

Se um gerente e um funcionário relatarem uma calúnia, comece pedindo confirmação. Deixe claro que você não está questionando a veracidade de sua afirmação, mas você precisa de provas caso o agressor negue ter feito a observação. As evidências podem incluir e-mails com comentários hostis ou entradas de tom e calendário eletrônico que forneçam evidências de que a vítima foi excluída de reuniões importantes. Você também pode querer entrevistar outros funcionários para determinar se alguém pode confirmar se o suposto autor fez tais declarações.

Confrontando o autor do crime

Depois de examinar as provas, chame o suposto agressor para uma reunião privada. Peça-lhe para descrever seu relacionamento com a vítima. Então, pergunte se ele está espalhando rumores sobre essa pessoa. Se ele negar, confronte-o com as provas. Deixe claro que as fofocas - verdadeiras ou não - são prejudiciais para a equipe. Instrua-o a pedir desculpas à vítima e avise-o de que qualquer incidente adicional resultará em sérias conseqüências.

Prevenção

A melhor maneira de controlar a calúnia é garantir que isso não aconteça em primeiro lugar. Deixe claro para seus subordinados que as conversas maliciosas sobre os outros não são aceitáveis. Crie uma cultura de respeito, demonstrando que todos os funcionários são valorizados, independentemente de suas diferenças ou deficiências. Diga aos membros de sua equipe que você espera que eles ajudem os colegas a desenvolver habilidades e superar suas deficiências, em vez de criticá-los pelo que não são capazes de fazer. Ok, você provavelmente nunca eliminará as fofocas completamente, mas você pode compensar informando seus funcionários prontamente sobre promoções, reatribuições e outros desenvolvimentos pessoais para que eles não tenham um motivo para ficar por aí compartilhando "notícias" na forma de rumores