Como O Auto-Conhecimento É Um Cão

Autor: | Ultima Atualização:

Um teste de espelho é uma forma de medir o nível de autoconsciência de um cão.

O autoconhecimento é geralmente definido como a capacidade de reconhecer a própria individualidade e características únicas. Medir se os cães têm esse conhecimento é um desafio, porque muitas vezes é baseado em testes tradicionais de autoconsciência. Ao usar outras medições, entretanto, é possível estabelecer que os cães são autoconscientes.

Reflexões

Alguns pesquisadores afirmam que os cães não são autoconscientes porque falham no que é conhecido como o teste do espelho. Ao contrário das pessoas e de um grupo seleto de animais, os cães parecem não perceber quando uma imagem em um espelho é deles. Um cachorro pode nem notar seu reflexo. Por outro lado, ele pode latir no espelho, acariciá-lo ou tentar brincar com o reflexo, porque ele acredita que é outro cão, de acordo com a Psychology Today. Alguns pesquisadores acreditam que esses comportamentos indicam uma falta de autoconsciência.

História

Gordon G. Gallup Jr., um psicólogo, desenvolveu o teste do espelho em 1970. O teste foi usado para determinar se os chimpanzés poderiam se reconhecer e mudar. em sua aparência. Desde então, manteve-se um teste padrão de autoconsciência. Com o tempo, os pesquisadores usaram o teste em cães e outros animais, de acordo com a NPR News. No experimento original da Gallup, os chimpanzés receberam espelhos para poderem olhar para si mesmos. Em seguida, os pesquisadores pintaram uma marca vermelha inodora acima de uma sobrancelha e sobre uma orelha. Ao olhar para o espelho novamente, os chimpanzés tocaram as marcas como se estivessem tentando entendê-las. Em outras palavras, os chimpanzés reconheceram que a reflexão era deles e que algo era diferente. Elefantes e golfinhos são, entre outras criaturas, que passaram pelo teste de espelho, segundo a NPR News. O teste do espelho também é usado como base para medir quando as crianças humanas alcançam a autoconsciência, um dos marcos do desenvolvimento psicológico.

Apenas para cães

Os críticos mantêm que o teste do espelho não é adequado para cães. Tome Marc Bekoff, por exemplo, que desenvolveu um teste de autoconsciência especificamente para caninos. Professor emérito da Universidade do Colorado, Bekoff usou seu próprio cachorro na época, Jethro, para o experimento. Durante o experimento, Jethro pareceu mostrar que ele poderia identificar se ele ou outro cachorro havia levantado uma perna em uma determinada área. Jethro mostrou pouco interesse em sua própria obra. Mas ele cheirou e investigou por muito mais tempo, onde outros cães deixaram sua marca. Isso sugeria que Jethro sabia qual era o seu.

Graus de consciência

Bekoff rejeita a noção de que os cães não têm senso de si mesmos. Em vez disso, ele afirma que existem graus de autoconsciência em cães. Por exemplo, os cães entendem que podem fazer coisas com seus corpos, como correr e pular. Um cão também pode saber se um determinado brinquedo é dele. Bekoff usa os termos "meu-ness" e "body-ness" para descrever esse tipo de autoconsciência em cães. Finalmente, Bekoff observa que mais estudos - e mais testes - são necessários para investigar a questão da autoconsciência em cães. Sua outra pesquisa descobriu que os animais experimentam uma ampla gama de emoções, incluindo alegria, tristeza e amor.