Quantas Vezes Os Cães Devem Tomar Banho?

Autor: | Ultima Atualização:

Já passou o tempo do banho?

Ninguém gosta de um cão fedorento, mas com que frequência você deve dar banho no seu cachorro? A verdade é que isso depende. Alguns cães raramente precisam de banhos, enquanto outros precisam de tempo freqüente na banheira. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a descobrir onde seu cão cai na balança de banho

Fur Type

A ASPCA recomenda que, como regra geral, os cães devem ser banhados a cada três meses. Naturalmente, cães com diferentes tipos de pêlo requerem diferentes níveis de higiene. Cães com um casaco duplo, como huskies e pastores, só precisam de cerca de três banhos por ano. Por outro lado, os cães com revestimento de seda precisam ser banhados mensalmente.

Hábitos

Os hábitos do seu cão podem ter uma grande influência sobre o banho. Se o seu cão tem uma tendência a se meter em bagunça pegajosa, fedorenta ou com comida, você vai ter que dar banho nela com mais frequência. Infelizmente, banhos frequentes podem irritar a pele de um cão. Para neutralizar os efeitos do banho freqüente, converse com seu veterinário sobre a escolha de um xampu suave que não exagere na pele do seu cão.

Entre os banhos

A escovação freqüente entre os banhos pode ajudar a manter o pêlo limpo. Escovar pode remover sujeira, detritos e perder o cabelo que pode agravar você e seu cão. A ASPCA sugere que você escove um cão de pêlo de arame uma vez por semana, um cão fofo algumas vezes por semana e um cão de cabelos sedosos diariamente.

Outras fontes de fedor

Se seu cão ainda cheira depois de você ter tomado banho pode haver outra causa. Tente cheirar as orelhas e a boca do seu cão para localizar o cheiro. Se alguma dessas áreas estiver anormalmente fedida, leve seu cão ao veterinário. Falta de hálito ou orelhas mal cheiradas podem ter causas subjacentes, como infecções. Seu veterinário pode verificar se há problemas e ajudá-lo a tratar o mau cheiro.