Como O Estoque Do Tesouro É Mostrado No Balanço?

Autor: | Ultima Atualização:

O contador deve manter o controle das ações em tesouraria no balanço

As ações em tesouraria são uma ferramenta poderosa no arsenal da alta gerência. Pode ser usado para suportar o preço das ações, assim como vários outros objetivos estratégicos. Como as ações em tesouraria terão uma influência significativa na sorte dos acionistas, é importante aprender como reconhecer as mudanças nos níveis de ações em tesouraria lendo o balanço.

Definição

As ações da própria companhia, que comprou e é mantendo em sua tesouraria, são referidos como ações em tesouraria. A principal razão pela qual as empresas compram suas próprias ações é elevar o preço das ações no mercado. Possuir ações em tesouraria cria um preço de mercado mais alto para as ações remanescentes de duas maneiras. Primeiro, a compra de ações resulta em demanda adicional, assim como qualquer compra, e eleva o preço das ações. Em segundo lugar, as ações em tesouraria resultam em menos ações em circulação no mercado, o que significa que o mesmo total de caixa distribuído aos acionistas na forma de dividendos resulta em um dividendo mais alto por ação, o que torna as ações mais atraentes para os compradores.

Quando a empresa compra suas próprias ações, ela faz uma entrada de débito para ações em tesouraria e uma entrada de crédito para dinheiro no mesmo valor. Em outras palavras, o dinheiro cai e as ações da tesouraria aumentam no mesmo montante. No cálculo do patrimônio líquido, as ações em tesouraria serão subtraídas do patrimônio líquido. Portanto, o resultado de um aumento nas ações em tesouraria é uma redução equivalente no patrimônio líquido. Como tal, as ações em tesouraria aparecem como a última linha no patrimônio líquido como uma linha separada, precedida pela palavra menos. Isso significa que ele deve ser subtraído da linha acima, que é o patrimônio líquido.

Exemplo

Se as ações da empresa estiverem sendo negociadas a US $ 10 por ação e a gerência comprar um milhão de ações, o desembolso total será de US $ 10 milhão. A entrada resultante será um débito para ações em tesouraria e crédito em dinheiro, por US $ 10 milhões cada. Observe que, nesse estágio, o contador registrará apenas o desembolso de caixa absoluto e não o número de ações ou o custo por ação. Em seguida, o contador adicionará uma nova linha ao balanço, chamada "Menos: ações em tesouraria (1 milhão de ações)". Ao simplesmente dividir o valor líquido em ações em tesouraria pelo número de ações entre parênteses, é possível calcular o custo pelo qual essas ações foram adquiridas. Como resultado dessa nova linha, o patrimônio dos acionistas diminuirá em US $ 10 milhões, já que isso será subtraído do total do patrimônio líquido.

Vendendo ações do tesouro

Quando a empresa vende ações em tesouraria, o total de vendas será ser lançada como um débito em dinheiro, enquanto um montante igual será creditado em ações em tesouraria. O total de caixa no balanço subirá, enquanto as ações em tesouraria diminuirão no mesmo montante. Como as ações da tesouraria caem, o patrimônio líquido aumenta na mesma quantidade. Se a empresa vender as ações em tesouraria por mais do que pagou inicialmente, terá um valor agregado e o patrimônio líquido aumentará em comparação com antes da compra original das ações em tesouraria.