Como A Proteína É Absorvida Pelo Sistema Digestivo?

Autor: | Ultima Atualização:

A proteína é digerida em seu estômago e absorvida em seu intestino delgado.

A proteína dietética não é importante apenas para construir músculos grandes, também é necessária o crescimento e reparação da pele, cabelo e unhas, bem como para a produção de enzimas. Antes de a proteína ser absorvida no trato digestivo, ela é metabolizada ou decomposta em blocos menores chamados aminoácidos. Os aminoácidos são então transportados em seu sangue para serem usados ​​como material de construção para as proteínas do seu corpo

Proteína

Proteínas animais e vegetais são feitas de longas cadeias chamadas polipeptídeos. Essas longas cadeias precisam ser quebradas em aminoácidos individuais antes que a proteína da dieta se torne útil para o seu corpo. Durante a idade adulta, seu corpo usa 22 aminoácidos diferentes para construir e reparar suas estruturas baseadas em proteínas. Se a proteína da dieta é absorvida antes de ser decomposta, como pode ser o caso de algumas doenças intestinais, como a síndrome do intestino permeável, seu sistema imunológico irá atacá-la como se fosse um invasor estrangeiro. A proteína não digerida absorvida pode ficar alojada dentro das articulações, glândulas e órgãos e desencadear reações inflamatórias que às vezes são erroneamente diagnosticadas como doença autoimune.

Digestão

Mastigar proteína na boca inicia a quebra mecânica dos alimentos, mas a digestão química de polipeptídeos não acontece até que o alimento entre no estômago. Uma vez no estômago, o ácido gástrico começa a desdobrar as moléculas de proteína e uma enzima chamada pepsina começa a metabolizar os polipeptídeos em pequenos fragmentos de peptídeos e aglomerados de aminoácidos. Após cerca de quatro horas de agitação, o material proteico parcialmente digerido sai do estômago e entra no intestino delgado, onde entra em contato com diferentes enzimas. Seu pâncreas libera proteases especiais, como tripsina e quimotripsina, no intestino delgado, que acabam reduzindo os fragmentos peptídicos em aminoácidos individuais

Absorção

Em um trato digestivo saudável e em funcionamento normal, apenas os aminoácidos da digestão de proteínas são absorvido pelas paredes do intestino delgado. Mais especificamente, pequenas dobras chamadas vilosidades intestinais são onde aminoácidos e outros nutrientes passam através do intestino e em sua corrente sanguínea. A parte inicial do seu intestino delgado, chamada de duodeno, é onde ocorre a digestão final da proteína, mas são os segmentos médio e final do intestino delgado, chamados de íleo e jejuno, respectivamente, onde ocorre a absorção de aminoácidos. O tempo total necessário para a digestão de proteínas e absorção completa varia de um a três dias, dependendo da sua taxa metabólica e motilidade intestinal.

Proteína para Energia

Os aminoácidos são normalmente usados ​​como blocos de construção, mas se você não usa Não coma carboidratos ou gorduras suficientes, então seu corpo pode usar aminoácidos para energia. Seu corpo irá metabolizar proteínas de seus músculos e outros tecidos de volta em aminoácidos e então convertê-los em glicose para uso como energia em situações extremas, mas somente se todas as reservas de gordura estiverem esgotadas.