Como As Ações Preferenciais São Classificadas No Balanço?

Autor: | Ultima Atualização:

Os detentores de ações preferenciais têm uma participação acionária em uma empresa

Ações preferenciais são um tipo de título acionário que uma empresa emite para levantar fundos. Ostenta o nome “preferido” porque seus proprietários recebem dividendos antes dos proprietários de ações ordinárias. Em um balanço classificado, uma empresa separa contas em classificações, ou subseções, dentro das seções principais. As ações preferenciais são classificadas como parte do capital social na seção de patrimônio líquido. Quando você revisa as finanças de uma empresa, confira quanto estoque preferencial ele usa para financiamento.

Seção de Patrimônio Líquido

O patrimônio líquido está financiando que uma empresa não precisa pagar de volta. A seção de patrimônio líquido do balanço patrimonial lista duas classificações principais: capital social e lucros acumulados. A subseção de capital inclui o dinheiro contribuído pelos proprietários de ações preferenciais e ações ordinárias. Os lucros retidos representam os lucros que foram reinvestidos na empresa. Sob o capital social, o dinheiro que os proprietários de ações preferenciais passaram é mostrado em uma ou duas contas denominadas “valor nominal” e “capital adicional integralizado”.

Valor nominal

As empresas atribuem um valor nominal a cada ação de ações preferenciais. Esse valor às vezes representa o preço de venda inicial por ação e é usado para calcular os pagamentos de dividendos. Uma empresa reporta o valor nominal total das ações preferenciais na primeira linha da subseção de capital. O valor nominal total é igual ao número de ações em circulação das ações preferenciais, o valor nominal por ação. Por exemplo, se uma empresa tiver 1 milhão de ações preferenciais a um valor nominal de US $ 25 por ação, ela reportará um valor nominal de US $ 25 milhões.

Capital adicional pago

Se uma empresa vender ações preferenciais a valor nominal a conta de valor nominal é a única conta de estoque preferencial no balanço patrimonial. Se vender ações preferenciais por um preço mais alto, a quantia extra é “capital adicional pago” e é relatado um par de linhas abaixo do valor nominal. Usando o exemplo anterior, suponha que a empresa inicialmente vendeu suas ações preferenciais por US $ 35 milhões. Ele informaria US $ 10 milhões em capital adicional pago porque US $ 35 milhões menos US $ 25 milhões são US $ 10 milhões. O capital total dado pelos proprietários de ações preferenciais é o valor nominal mais o capital adicional pago, ou US $ 35 milhões.

Outras informações

Uma empresa lista vários detalhes sobre suas ações preferenciais na linha de valor nominal. Esses detalhes podem incluir a porcentagem de dividendos, o valor nominal por ação, o número de ações permitidas a serem vendidas pela empresa e o número atualmente em circulação. Uma empresa também adota informações adicionais nas notas de rodapé do balanço, onde divulga as várias características de suas ações preferenciais, como a capacidade de convertê-las em ações ordinárias ou os direitos dos detentores de ações preferenciais de receber dividendos ignorados.

Considerações

A quantidade de ações preferenciais listadas na seção de patrimônio líquido normalmente difere do valor de mercado das ações preferenciais. Como os dividendos são pagos em uma porcentagem fixa, o valor de mercado das ações preferenciais flutua com base em fatores como mudanças nas taxas de juros de mercado. Quando as taxas de juros são mais altas do que a taxa de dividendos das ações preferenciais de uma empresa, o valor de mercado é geralmente menor que o valor no balanço patrimonial. Quando a taxa de dividendos é maior do que as taxas de juros, o estoque preferencial torna-se um item quente e o valor de mercado excede o valor do balanço.