Como A Taxa De Juros Periódica Diária É Calculada?

Autor: | Ultima Atualização:

As instituições financeiras costumam usar taxas periódicas diárias para computar juros

Os credores cobram juros quando você toma dinheiro emprestado; é assim que eles lucram. Você também pode ganhar juros quando coloca dinheiro em uma conta poupança. Os juros cobrados pelos credores e pagos pelo banco são normalmente calculados diariamente. Como tanto a poupança quanto o crédito são provavelmente partes importantes de suas finanças, você deve saber como a taxa de juros diária é calculada e usada.

Descrição

As taxas de juros são geralmente expressas como porcentagens anuais. Por exemplo, o emissor do seu cartão de crédito pode cobrar juros a uma taxa percentual anual, ou APR, de 12%. No entanto, os juros podem ser calculados com mais freqüência do que uma vez por ano. Para descobrir o valor em dólar dos juros diários, primeiro você precisa encontrar a proporção da taxa de juros anual para um único dia. Este montante proporcional de juros é chamado de taxa periódica diária.

Exemplos

As taxas de juros diárias aparecem em lotes de contas financeiras. Quando você coloca dinheiro em um certificado de depósito, conta de mercado monetário ou conta de poupança regular, os juros provavelmente serão calculados usando uma taxa de juros periódica diária. Os encargos financeiros em seus cartões de crédito são provavelmente calculados usando uma taxa de juros diária também. Você até se depara com o interesse diário se estiver atrasado pagando seus impostos. O Internal Revenue Service cobra juros a cada dia que você está atrasado, além de avaliar outras penalidades.

Cálculo

Uma taxa de juros periódica diária divide o APR em uma conta em incrementos diários iguais. Por exemplo, se você tiver um cartão de crédito que cobra juros anuais de 18,25%, a empresa de cartão de crédito divide esse valor por 365, o que equivale a 0,05% por dia. Alguns credores dividem o ano em 12 períodos de 30 dias para simplificar o faturamento. Nesse caso, o APR é dividido por 360 em vez de 365 para chegar a uma taxa de juros periódica diária

Juros compostos

Quando os juros são calculados e adicionados ao saldo em uma conta a cada dia, o resultado é chamado de interesse. Uma taxa de juros composta é sempre maior do que a taxa anual declarada. Isso é bom quando você está falando sobre juros em uma conta poupança. No entanto, isso também significa que você paga mais juros sobre o dinheiro emprestado quando os juros são compostos. Veja como funciona a composição: a cada dia, o saldo em uma conta é multiplicado pela taxa de juros periódica diária e o valor resultante dos juros é adicionado ao saldo da conta. Quando os juros são calculados a cada dia seguinte, o saldo na conta é um pouco maior do que era no dia anterior, portanto o interesse é um pouco maior.