Como Se Faz Um Raio X Nas Pernas De Um Gato?

Autor: | Ultima Atualização:

Os veterinários usam raios X para diagnosticar com precisão lesões.

Seu gato começa a mancar; ela pode até esconder ou soltar um grito quando você tenta movê-la - é hora de uma visita ao veterinário. Uma das primeiras coisas que seu veterinário vai querer fazer é radiografar sua (s) perna (s) para obter uma visão clara do que está causando sua dor.

Antes da radiografia

Seu veterinário avaliará a condição do seu gatinho antes procedendo com um raio-X. No caso de trauma agudo, ela pode precisar de medicação para dor antes de prosseguir com as radiografias. Certas condições que exigem radiografias de perna, como trombo de selim, são muito mais urgentes do que um coxo crônico. O trombo da sela é um coágulo sanguíneo com risco de vida que se alojou em uma pequena artéria que fornece sangue aos membros posteriores. Alguns dos sinais desta condição incluem ofegante, frieza no membro afetado e incapacidade de ficar de pé ou andar. Se o seu veterinário suspeita que o trombo da sela seja a causa da dor na perna do seu gato, ele provavelmente irá rapidamente administrar um cateter intravenoso com medicação para dor e retirá-la para confirmar os raios X.

Anestesia?

Anestesia completa raramente necessário ao realizar raios-x nas pernas de um gato, no entanto, seu gato pode precisar de algum tipo de sedativo antes que o procedimento possa começar. Tudo depende do seu gato e da lesão. Os gatos são muito propensos ao estresse, e esse estresse pode levar a choques e até insuficiência cardíaca. É importante manter seu gatinho o mais calmo possível. Claro, alguns gatos são gatinhos de colo inerentes e tomam qualquer tipo de manipulação como um sinal de afeto. Esses gatos provavelmente não precisarão de um sedativo. No entanto, algumas radiografias das pernas, como as que envolvem os quadris, exigem sedação, independentemente do temperamento. É imperativo que o seu gato permaneça perfeitamente imóvel durante as radiografias do quadril, portanto, um sedativo leve é ​​necessário.

Tomando a Radiografia

O equipamento especializado é usado para tirar e desenvolver raios-X. O primeiro passo é medir a área em questão, neste caso a (s) perna (s) do seu gato, e definir o tempo de exposição na máquina de raios X de acordo. Para a maioria das radiografias das pernas, o gato está deitado de lado, mas para radiografias de quadril ela deve estar de costas com as pernas esticadas. Uma vez que a máquina esteja ajustada e o gato esteja em posição, o raio X real leva apenas alguns segundos. Raios-X invisíveis passam da máquina de radiografia, através do tecido do seu gato, e no filme abaixo. Isso cria uma imagem do interior da perna do seu gato. Seu veterinário provavelmente vai querer pelo menos dois pontos de vista da área, a fim de diagnosticar com precisão o problema

Desenvolvimento

Desenvolver os raios X é uma das partes mais delicadas do processo. Envolve detalhes minuciosos, como temperatura química adequada e tempo adequado. Se o filme for desenvolvido por muito tempo, os raios X podem estar muito escuros; muito curto e os raios X serão muito leves para uma análise precisa. É semelhante a trabalhar em uma sala escura, se você estiver familiarizado com a fotografia. Todo o processo pode levar de cinco a 20 minutos, dependendo de várias variáveis, como frescor dos produtos químicos, tamanho das radiografias e temperatura na sala.

Exame

Seu veterinário examinará os ossos, o tecido e os ossos do seu gato. fluido nos raios X, uma vez que tenham se desenvolvido e secado o suficiente. Ele discutirá as opções de tratamento para o seu gatinho assim que ele chegar ao diagnóstico.