Como O Ácido Tânico Afeta Os Aquários?

Autor: | Ultima Atualização:

Na maioria dos casos, o ácido tânico não terá efeitos prejudiciais em seus peixes.

Enquanto o ácido tânico pode soar como algum tipo de composto assustador que você não usa O que você quer em seu aquário, geralmente leva apenas a uma ligeira alteração de pH e alguma cor de água. Você provavelmente encontrará ácido tânico apenas se adicionar uma certa decoração de madeira ao seu aquário

Fonte

Embora alguns químicos de aquário contenham ácido tânico, a maioria dos amadores de peixes encontra o composto adicionando madeira flutuante em seus tanques. Quando colocado na água, a madeira flutuante começa a liberar taninos na água. FishChannel.com observa que troncos africanos e da Malásia liberam mais taninos, enquanto troncos americanos produzem menos taninos.

Water Color

Uma vez que a madeira flutuante penetra nos tanques do aquário, a cor da água provavelmente terá uma aparência marrom-amarelada. Muitas vezes parece chá fraco. Embora as mudanças de água alterem um pouco a sua água de volta à sua cor normal, a mudança é apenas temporária, pois a madeira flutuante continuará a liberar taninos. Ao longo do tempo, a quantidade de taninos liberados diminui e sua água retornará gradualmente à sua cor clara normal e agradável

pH da água e dureza

Coloque um pedaço de madeira no seu tanque e teste seu pH alguns dias depois. Você pode notar uma ligeira queda na elegância e dureza da sua água. Isso porque o ácido tânico reduz o pH e a dureza da água. Dependendo da sua química da água e do tipo de troncos que você adiciona, a mudança pode ser significativa, mas normalmente não é. Os peixes que preferem condições alcalinas ficarão estressados ​​se os taninos fizerem com que seu pH caia em território ácido, enquanto os peixes que gostam de água ácida - a maioria dos peixes tropicais - provavelmente não vão gritar a menos que a mudança seja dramática.

Embeber e Ferver

Se você preferir que sua água não pareça com um recipiente gigante de chá ou se você não quiser que seu pH caia, ferva e molhe sua madeira até que a maior parte dos taninos vaze. Ferver esteriliza e acelera o processo da madeira liberando seus taninos. No entanto, como o processo geralmente leva semanas para ver qualquer alteração perceptível na quantidade de taninos liberados, é mais prático mergulhar a madeira em um recipiente com água desclorada. A imersão também pode ajudar a madeira a afundar no seu aquário, se ainda não o fez. Pesa o troncudo para baixo para que fique completamente submerso no recipiente e troque a água quando escurecer. Quando a água permanece razoavelmente limpa por dois ou três dias seguidos, você pode colocar a madeira flutuante em seu tanque sem se preocupar com a descoloração rápida e excessiva. Note que pode levar meses até que a madeira pare completamente de lixiviar os taninos.

Carvão Ativado

Se você já colocou a troncos no tanque e os taninos estão causando dor, adicione carvão ativado ao seu filtro e execute mudanças semanais de água de 20%. A combinação de mudanças regulares de água e carvão ativado removerá a maioria dos taninos enquanto eles vazam da madeira flutuante.