Como Se Separam Legalmente A Escrita De Uma Vontade?

Autor: | Ultima Atualização:

Mudar sua vontade após a separação legal pode não ser suficiente

A separação legal tem todos os efeitos do divórcio, exceto para dissolver o casamento. Os casais que separam legalmente dividem a propriedade e exercem os direitos de custódia, mas permanecem marido e mulher. A separação judicial exige a assinatura de um acordo judicial: se você e seu cônjuge simplesmente vivem separados, mesmo permanentemente, ele não tem o mesmo significado legal. Ao contrário do divórcio, a separação não afeta os direitos de herança conjugal.

Herança esponsal

A lei dá ao seu cônjuge o direito a uma parte de sua propriedade se você morrer primeiro. Se você morrer intestado - sem vontade - a lei lhe dará a maior parte de sua propriedade; se você não tem filhos, ele pode herdar tudo. Se você escrever um testamento, você não pode cortar completamente o seu cônjuge. Nos estados de propriedade da comunidade, metade do que você ganha durante o casamento pertence ao seu cônjuge. Em outros estados, o seu cônjuge tem direito a um terço ou metade do seu patrimônio.

Efeitos de Separação

O divórcio anula os direitos de herança de seu cônjuge e também nega cláusulas no testamento que lega sua parte de seu estado. A separação legal, dependendo da lei do seu estado, não pode: No Colorado e na Califórnia, por exemplo, isso não afeta a reivindicação do seu cônjuge. Se esse é o caso em seu estado e você não quer que seu cônjuge herde alguma coisa, você precisa de um acordo por escrito renunciando a seus direitos ou uma ordem judicial que os encerra.

Contestando um testamento

não é automático. Se você escrever um testamento dando a seus filhos ou a sua mãe toda a sua fortuna, a corte não fará objeções a menos que seu cônjuge desafie a vontade. Se o seu cônjuge não tomar qualquer ação legal, tudo continua do jeito que você quer. Você ainda está mais seguro com um acordo por escrito que termina os direitos de herança, mesmo que seu cônjuge lhe assegure que ele está bem em não herdar.

Escrevendo a Vontade

Reescrever sua vontade é uma jogada inteligente, mesmo se você obtiver um acordo legal. Isso não só lhe dá proteção extra, como também salva seu executor de decidir o que fazer com qualquer propriedade que você deixou para sua esposa. Se você optar por deixar o seu cônjuge um pouco da sua propriedade depois de separado, isso é perfeitamente aceitável e legal. Se você e seu cônjuge ainda possuírem uma propriedade em conjunto, ela herda esse ativo independentemente de como a vontade dividir a propriedade.