Como Os Nutrientes Passam Das Vilosidades À Corrente Sanguínea?

Autor: | Ultima Atualização:

A digestão e a absorção de nutrientes fornecem combustível para a vida.

Os nutrientes alimentam seu corpo. Seu corpo usa nutrientes para o crescimento, energia e manutenção das células. Depois que seu corpo quebra os nutrientes, eles se cruzam do intestino para a corrente sanguínea. A partir daí, os nutrientes são transportados para os órgãos que precisam deles.

Anatomia do intestino humano

Você tem cerca de 6 metros de intestino delgado. Tem um trabalho principal - absorver nutrientes dos alimentos e passá-los para a corrente sanguínea. Seu intestino delgado não é um tubo reto, como um canudo. Em vez disso, ele é composto de uma série de três projeções que aumentam a área da superfície do intestino para melhor absorção. A primeira dessas projeções é chamada de dobras circulares ou cristas. A próxima seção é composta pelas vilosidades, que são projeções semelhantes a dedos, e a terceira seção contém as microvilosidades, que se estendem das vilosidades. Juntas, essas dobras, vilosidades e microvilosidades aumentam em 600 vezes a área de superfície do intestino. Você tem sangue que corre diretamente no outro lado da membrana da vilosidade, facilitando a absorção de nutrientes.

Divisão de nutrientes

Antes que as vilosidades e microvilosidades do intestino possam absorver os nutrientes, os nutrientes devem ser quebrados e removido da comida que você acabou de comer. A digestão do alimento em seus nutrientes individuais começa com o rompimento físico que ocorre quando você mastiga sua comida. Esta digestão mecânica continua à medida que a comida é espremida e empurrada ao longo do intestino. A comida é subdividida por substâncias químicas - algumas das quais ocorrem no estômago - através da digestão de carboidratos e proteínas. A maior parte da comida será quebrada em seu intestino delgado.

Intestino para a corrente sanguínea

Uma vez que o alimento tenha sido dividido em nutrientes individuais, as partículas são pequenas o suficiente para serem absorvidas pelas vilosidades. Essa absorção ocorre com ou sem o uso de energia. Alguns nutrientes simplesmente se movem através da membrana de seu intestino para a corrente sanguínea porque há menos nutrientes na corrente sanguínea e seu corpo está tentando equalizar a quantidade de nutrientes no intestino e na corrente sanguínea. Isso pode ocorrer de três maneiras: por si só, apenas passando pelas vilosidades para a corrente sanguínea; através de um canal especial para esse nutriente específico; ou pela célula das vilosidades "comendo" o nutriente. Quando há mais nutrientes na corrente sanguínea do que no intestino, seu corpo necessita de energia para mover o nutriente

Absorção impedida

Às vezes, seu corpo não pode absorver nutrientes como deveria. Ele pode ser prejudicado pela fome prolongada, o que torna mais difícil a absorção de nutrientes quando você começa a comer normalmente de novo. Outras vezes, o intestino deve ser encurtado, geralmente devido a doença ou lesão. Isso requer que seu corpo se adapte para absorver nutrientes suficientes, levando as vilosidades a se tornarem mais longas e numerosas. A doença também pode levar à absorção prejudicada de nutrientes. A doença mais comum observada hoje é a doença celíaca - a incapacidade de digerir a proteína do glúten. A doença geralmente danifica o intestino delgado, dificultando a absorção. Seu corpo é capaz de curar depois de adotar uma dieta sem glúten; o dano é freqüentemente revertido.