Como Os Gatos Pegam Ácaros Da Orelha?

Autor: | Ultima Atualização:

Os gatinhos ao ar livre são mais propensos a sofrer de ácaros da orelha.

Os ácaros causam coceira desconfortável ao seu gatinho e afetam pelo menos 90% dos gatos durante o vidas, de acordo com o VetInfo. Esses parasitas altamente contagiosos são facilmente passados ​​entre furbines caninos e felinos, então trate todos em quatro patas em sua casa para se livrar dessas pragas.

Ácaros da orelha

Ácaros da orelha são pequenos insetos brancos que vivem em ambos o canal externo e interno das orelhas do seu gato. O tipo mais comum de ácaro que infesta as orelhas de um gato é o otodectes cynotis. Essas pragas de oito patas se alimentam dos óleos e da pele das orelhas, causando inflamação e irritação. Enquanto os ácaros normalmente vivem nos ouvidos do seu gato, eles também podem se espalhar para o rosto do gato, cauda, ​​costas e pescoço, de acordo com PetPlace. O contato físico com outro animal permite que os ácaros engatinhem em um novo animal de estimação, que é a principal forma de disseminação desses parasitas. Gatos ao ar livre que entram em contato com muitos animais ao ar livre, incluindo outros gatos, cães, coelhos e roedores, tendem a ficar mais infestados de ácaros da orelha do que gatos domésticos.

Sintomas

Gatos de todas as idades podem ficar infestados ácaros da orelha, embora sejam mais comuns em gatinhos do que gatos mais velhos. Gatinhos recém-nascidos podem pegar os ácaros da mãe se ela estiver infestada. Os principais sinais de uma infestação do ácaro do ouvido em seu gato incluem coçar incessante e agitação da cabeça, juntamente com um odor desagradável vindo de dentro das orelhas. As orelhas também podem produzir uma descarga semelhante a grãos de café. Esta descarga escura consiste em cera, sangue, ácaros e outros detritos causados ​​por inflamação, de acordo com o Veterinary Partner. Embora seja fácil supor que o seu gato tenha ácaros da orelha se ele está exibindo alguns ou todos esses sintomas, um diagnóstico adequado com um veterinário é necessário para descartar outros tipos de infecções de ouvido.

Tratamento

Consulte seu veterinário ao tratar um gato diagnosticado com ácaros da orelha. Dependendo da extensão da infestação, seu gato pode precisar de banhos especiais em xampus contendo piretrina para combater os ácaros que migraram para outras partes do seu gato, de acordo com Catster. Seu veterinário pode limpar os ouvidos dos ácaros e os detritos que eles causam e direcioná-lo a fazê-lo também usando uma solução especial de limpeza de ouvido. Além disso, um preventivo de pulgas tópico, como a selemectina, também mata os ácaros e os impede de reinfectar o seu gato. Estes tipos de medicamentos são esfregados entre as omoplatas do seu gato e fornecem proteção de um mês contra parasitas. Você também pode ser instruído a aplicar gotas auriculares medicadas nas orelhas do gato, que ajudam a matar os ácaros e conter ingredientes para tratar infecções secundárias presentes nos ouvidos.

Animais de estimação contagiantes

Uma vez infectado, seu gato é contagioso para qualquer outros animais com os quais ele entra em contato, mesmo durante o tratamento, e deve ser isolado deles. Porque os ácaros também podem infectar os cães, você deve tratar seus companheiros caninos também. Mesmo que nenhum de seus outros animais mostre sinais de infestação do ácaro do ouvido, é melhor tratá-los de qualquer maneira, para evitar que eles recebam as pragas. Uma aplicação rápida de uma medicação tópica de pulgas que também previne ácaros é geralmente o suficiente para garantir que todos os seus animais de estimação sejam saudáveis ​​e livres de ácaros. Se você planeja ter brincadeiras de estimação para o seu gato, peça que qualquer animal com o qual ele entre em contato seja tratado com uma medicação preventiva. Isole qualquer animal de estimação novo e coloque-o em quarentena em uma sala longe de seus animais de estimação existentes até que eles sejam tratados também.

Prevenção

O melhor método para lidar com os ácaros é evitar que eles afetem seu gato. Ácaros vivem principalmente em seu hospedeiro e se espalham para outros animais através de contato direto, mas eles podem sobreviver por curtos períodos de tempo na cama do seu gato ou carpetes em sua casa. Aspire completamente e lave pet camas, cobertores ou outros itens removíveis em água quente para evitar que os ácaros se espalhem para outros animais ou reinfectem o seu gato. Trate todos os residentes peludos de sua casa regularmente com um medicamento tópico de prescrição para evitar que pulgas e ácaros os infectem. Mantenha seu gato dentro de casa para evitar o contato com outros animais do lado de fora.