Como Os Gatos Determinam A Dominância?

Autor: | Ultima Atualização:

Os gatos têm competições para estabelecer e manter a autoridade

Então quem governa o poleiro quando você não está por perto? Geralmente é fácil escolher o cão dominante em uma matilha, mas a hierarquia entre os gatos é um pouco mais complicada. Felinos empregam várias táticas para manter o domínio sobre outros gatos, e podem recorrer à violência como último recurso.

Comportamento Social

Os gatos se impõem ameaçando outros gatos com sua postura e atitude. Exibições de agressão entre animais de estimação podem parecer completamente desnecessárias para o dono, mas elas são uma parte importante da interação social felina. Os gatos que lutam pelo domínio muitas vezes assumem uma postura agressiva em torno um do outro. Eles arqueiam as costas ou se espreitam ativamente, de acordo com a Faculdade de Medicina Veterinária da Ohio State University. Naturalmente, muitos rosnados e assobios também estão envolvidos em disputas felinas.

Marcação Territorial

Todos os gatos têm glândulas especiais que produzem aromas (pungentes uns aos outros) que eles usam para marcar seu território. Quando um gato está tentando afirmar seu domínio, ele freqüentemente esfrega suas bochechas contra objetos, pessoas e animais para criar marcas de cheiro. O cheiro produzido por essas glândulas cheira o mesmo para os seres humanos, não importa qual gato produziu, mas seus animais de estimação podem dizer quem fez uma marcação especial. Quando dois gatos lutam pelo domínio, cada um deles marcará áreas que o outro já marcou. Gatos machos e fêmeas também podem liberar um odor forte e fétido de suas virilhas, um processo chamado "pulverização", que pode ser confundido com micção.

Violência

Quando um gato exibe comportamento agressivo, ou se "vítima" se sente ameaçada, os dois podem se envolver em combate violento. Se os dois gatos estiverem familiarizados um com o outro, eles podem simplesmente tentar prender um ao outro em vez de causar danos corporais, mas nem sempre é esse o caso. Em uma luta de dominância, cada gato tenta se posicionar acima do outro e pode beliscar o pescoço ou a barriga de seu cativo. As brigas de gato são frequentemente muito altas, porque ambos os gatos gritam, silvam e rosnam durante toda a briga. As garras de gato são afiadas, então os uivos de dor também são comuns

Competição por Recursos

A competição feroz por comida, água e atenção pode ser uma causa ou sintoma de lutas por dominância felina. A tigela de comida é provavelmente o lugar principal para um confronto de gatinhos, então alimentar seus gatos separadamente é uma maneira simples de reduzir as chances de conflito entre seus animais de estimação. Dê aos seus gatos petiscos, atenção e gafanhotos separadamente para evitar que eles sintam que sua sobrevivência e felicidade dependem de "bater" uns aos outros para as coisas boas.